[LITERATURA] O Psicopata Americano


Enfim, lido!

Como estrutura, o livro é muito interessante, pois mostra o interior da mente de um psicopata, o que não poderia ser algo leve, coerente ou mesmo linear. Assim, a narrativa pula de encontros fúteis, programas de TV, cuidados com o corpo e compras, a análises culturais e políticas, passando por cenas horrorosas de crimes sexuais e misóginos (mulheres sensíveis, cuidado, vocês vão morrer de raiva do protagonista), terminando em paranoia e alienação, causada por uma vida de privilégios (e drogas?).

Patrick Bates, em homenagem à Norman Bates, de Psicose.

Não tenho muito mais a dizer além do que escrevi nos  Diários de Leitura e do que outras pessoas, que já resenharam este livro muito bem, disseram. Só posso falar da minha experiência pessoal, que não foi muito positiva.

Apesar de entender a importância da obra e a sagacidade do autor, foi muito difícil terminar a leitura, pois fiquei ora aborrecida com o cotidiano do narrador ora indignada com sua violência gratuita. Admito que ri em alguns trechos, onde pude ver a sátira e a ironia do autor, mas é claro que, ao contrário de muitos que adoraram o livro, eu não o leria novamente.

Em suma, eu acredito que, se o livro fosse menor, tipo um terço (150 a 200 páginas), a mensagem teria sido passada integralmente (de certa forma, foi o que o filme fez e muito bem, a meu ver). Agora, quase 500 página para um livro cuja história se repete mil vezes e não acrescenta muita coisa a cada repetição, tornou, para mim, a experiência muito cansativa.

Dados da Edição Lida:

Bret Easton Ellis
Ano: 1992 / Páginas: 480
Editora: rocco

#29 Livro Lido de 2017

Tempo de Leitura: 24 meses

Páginas lidas este ano: 8514

Veja também:

O que achou dessa leitura?

