[DIÁRIO DE LEITURA] Napoleão #2


O autor então discorre bastante sobre as ideias de Napoleão por meio dos escritos que deixou para trás, como cartas e ensaios. Assim, sabemos que, além de gostar muito da história de Roma, era contra a religião, pois a via como concorrente do governo, fazendo constituições antes dos 20 anos, como se já intuísse seu futuro papel de governador.

Napoleão também teve pretensões literárias que acabaram não indo para frente, escrevendo inclusive histórias românticas que, depois, acabaram virando realidade, quando se casou com Josefina.

Antes disso, na época da Revolução de 1789, Napoleão tentou libertar a Córsega do domínio francês, mas Paoli (acima), que era seu ídolo político, se voltou contra ele, se unindo a outras famílias mais proeminentes da ilha, levando o jovem militar e sua família a fugirem para o continente.

É curioso notar que, no começo de carreira, Napoleão passou por fracassos militares e era considerado um outsider, nem corso, nem francês. Felizmente para ele, aproveitou a oportunidade que a Revolução Francesa lhe deu e ascendeu na carreira militar.

Nessa fase, ele era também mais otimista. Vivia ajudando a família, o que costumava ser normal, mas que posteriormente foi visto como nepotismo e hoje seria impensável.

Tornado general, ele se casa com Josefina (acima), então viúva de um nobre, que, pelo jeito, se uniu ao corso por interesse (tinha um amante no começo do casamento), enquanto que ele ficou perdido de amores. Chegou até a obrigá-la a ir para a Itália acompanhá-lo em campanha, já que ela não lhe escrevia cartas suficientes!

Quero ver como a biografia que estou lendo dela irá retratar o relacionamento com o general.

Veja a Parte I desse Diário

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s