[DIÁRIO DE LEITURA] A Casa dos Espíritos #8


Um francês hospedado na casa dos Trueba queria se casar com Blanca, mas, como esta não lhe dava bola, acaba descobrindo seus encontros com Pedro no rio e os denunciando à Esteban. Este fica possesso, bate em Clara e na filha que, assustadas, vão embora para a cidade. O narrador diz que, depois disso, a esposa nunca mais falará a seu marido.

Arrependido e também querendo vingança, ele caça Pedro até encontrá-lo com a ajuda de seu bastardo (fruto daquele estupro antes do seu casamento com Clara). No embate que se segue, corta os dedos do rapaz (que estava escondido numa cabana), mas não consegue matá-lo.

Depois acompanhamos a rotina dos filhos, que viviam com a mãe e a irmã na casa da cidade. Sabemos que Blanca está grávida, o que leva Trueba a casá-la com o conde francês. No começo as mulheres se recusam, mas Clara sonha com Pedro e conta à filha que seu amado está vivo, assim tudo acaba sendo mais fácil de suportar e a menina se torna esposa.

Uma boa parte das próximas páginas foca então na carreira política de Trueba e nos filhos de Clara, que o filme não mostra. Temos toda uma trama sobre um deles, que vive sonhando acordado, gastando dinheiro com projetos loucos, como sobrevoar a cordilheira num Zeppelin e, acaba engravidando uma moça durante o processo.

Veja as Partes I, II, IIIIVVVI e VII desse Diário

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s