[LITERATURA] O Homem Invisível


Este é o livro mais descontraído de Wells, quando comparado com a ação frenética do Guerra dos Mundos, a contemplação melancólica da Máquina do Tempo e os horrores da Ilha do Dr. Moreau.

Trata-se da narrativa, dentro de um tom jornalístico, de um homem estranho, todo enfaixado, que se hospeda num vilarejo, se tranca num quarto cheio de livros e fica estudando e praguejando, tratando todo mundo mal e atraindo, obviamente, inúmeras suspeitas sobre sua condição. O povo simples imagina que ele esteja doente ou deformado e ficam especulando por dias.

A primeira metade do livro é bem prosaica e nós também não sabemos quem é este homem e o que deseja. Apenas da metade para o final é que realmente o conhecemos, assim como seus planos e intenções. O ritmo também fica mais agitado e, por isso, a história, mais interessante, já que nos colocamos no lugar do Homem Invisível, projetando como nossa vida seria se tal nos acontecesse.

O problema desse livro, além do começo sem graça, é que o protagonista em si não é carismático (é um chato mimado e arrogante, na verdade). Assim, ele se torna especial apenas por sua condição de invisibilidade. Então, não posso dizer que tenha ficado com pena ou raiva dele. Não que isso seja algo muito distinto de outros protagonistas de Wells, mas tais eram mais agradáveis, especialmente o da Ilha do Dr. Moreau, cuja trajetória emocional me impactou mais.

Eu recomendo a leitura por ser este o provável (ou mais recente) pai das histórias de invisibilidade – e é sempre importante conhecermos as fontes – mas deve ser o último livro do autor a ser livro, se não quiser desanimar.

Dados da Edição:

H. G. Wells
Ano: 1985 / Páginas: 172
Editora: Francisco Alves, (RJ)

#25 Livro Lido de 2017

Tempo de Leitura: 8 meses

Páginas lidas este ano: 7318

Veja também:

Anúncios

3 pensamentos sobre “[LITERATURA] O Homem Invisível

  1. Pingback: [LISTA] Livros por Ano – Leituras de Taróloga

  2. Pingback: [LISTA] Livros de H G Wells – Leituras de Taróloga

  3. Pingback: [RESUMO] 1001 Livros para ler antes de morrer – Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s