[LISTA] Livros de H G Wells


Com o término de O Homem Invisível, completei a leitura dos 4 principais livros deste autor de ficção científica. Agora, posso falar um pouco sobre sua obra.

A primeira coisa que se pode apontar é que é impressionante o que ele imaginou antes da virada o século XX. Ele não só bolou 4 cenários distintos, como trouxe à discussão diversos assuntos. É como ler episódios arcaicos de Black Mirror.

Apesar de Júlio Verne também ter previsto muita coisa, achei a narrativa de Wells mais provocativa.

O primeiro que li foi a Máquina do Tempo (1895), que conta a história de um homem que viaja tantos milhões de anos para frente, que a raça humana já virou outra coisa. Fiquei feliz de constatar que o autor chegou a imaginar uma raça biologicamente diferente, adaptada a uma Terra modificada, o que torna o enredo mais crível.

Depois peguei a Guerra dos Mundos (1898), um verdadeiro roteiro de blockbuster, com muita ação. Foi interessante ver esta invasão alienígena tomando proporções gigantescas, afetando toda a população de um país. Não sei se antes desse livro as pessoas tivessem medo de aliens.

O terceiro livro foi a Ilha do Dr. Moreau (1896) sobre experimentação animal, entrando na área da ética (até onde podemos ir para estudar um organismo vivo?). O enredo foi misterioso e o instinto de sobrevivência de nosso narrador, admirável, embora algumas vezes ele tenha quase surtado.

Por fim, li O Homem Invisível (1897) sobre o que aconteceria a alguém que tivesse descoberto a fórmula da invisibilidade. Se no começo achamos que tal seria ótimo, o livro nos traz igualmente os dissabores de se manter à margem da sociedade visível.

Enfim, ler H.G.Wells, mesmo mais de um século depois, é se ver às voltas com os mesmos temas. Afinal, continuamos temendo seres de outros planetas, ainda debatemos sobre se é justo ou não usar animais sencientes em experimentos, buscamos o anonimato na internet para fazer uma série de coisas proibidas socialmente (nos tornando “invisíveis”) e estamos sempre especulando sobre viagens no tempo.

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s