[DIÁRIO DE LEITURA] 2001 #3


O livro corta então para uma viagem espacial para os extremos do Sistema Solar, com dois tripulantes acordados e outros 3 dormindo, em cápsulas. Todos os controles da nave são regidos pelo supercomputador, com inteligência artificial, HAL 9000 (construído em 1997!). Clarke era muito otimista quanto aos nossos avanços.

Uma séries de supostos defeitos começam a acontecer e um dos astronautas é convencido a sair da nave para fazer um reparo. Quando retorna, percebe que não havia nenhum mal-funcionamento, o que traz suspeitas em relação à HAL.

Novamente, são induzidos a sair da nave e, desta vez, um dos astronautas é morto pelo computador.  O que sobra fica alarmado e resolve acordar os 3 tripulantes para ajudá-lo, caso HAL esteja mesmo em pane. Neste momento, o supercomputador abre as comportas da nave, matando a todos, menos este astronauta que, por estar acostumado com a nave e bem desperto, entra numa sala de segurança.

Sem ter o que fazer, desliga HAL e entra em contato com a Terra, que lhe explica os motivos do computador ter se voltado contra seus tripulantes. Pelo jeito, ao ter um comando secreto e outro oficial, a mente artificial entrou em colapso.

Neste momento, descobrimos que o apito lançado pelo monolito na lua tinha como destino Saturno. Logo, esta missão visava encontrar os seres que haviam colocado tal objeto no satélite há 3 milhões de anos. Por uma questão de sanidade mental, não contaram aos tripulantes acordados.

Agora, sabendo do plano e só, o astronauta segue em frente para completar sua missão, fazendo tudo de forma manual e se distraindo com peças e músicas antigas, tal como o de Perdido em Marte. A diferença é aqui vemos os efeitos reais e emocionais da solidão, enquanto que no outro, tudo é tratado superficialmente, como coloquei na minha resenha.

Com estas explicações, o filme ficou mais claro na minha cabeça. Assim, vale a pena ler o livro e depois assistir o filme.

Veja a Parte I e II desse Diário

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s