[LITERATURA] Hibisco Roxo


Este é o primeiro romance de um autor africano que leio e foi uma ótima experiência.

Por ter sido criada dentro de uma esfera eurocêntrica, tenho tentado expandir as fronteiras, incluindo literatura de outras partes, como américa latina, oriente médio, áfrica, oceania e ásia. Nestas tentativas, descobri a chilena Isabel Allende, o mexicano Carlos Fuentes, a australiana Colleen McCullough e a presente nigeriana, Chimamanda Ngozi Adichie.

Tem sido muito interessante explorar novas culturas e costumes, como a Nigéria retratada neste romance. Afinal, a África é este continente gigantesco, do qual quase nunca falamos. A maioria de nós desconhece sua história, seus povos, suas fronteiras… Recentemente, vi um mapa do continente (abaixo), mostrando que lá dentro cabem Estados Unidos, China, Japão, Índia, Europa, entre outros.

Ou seja, os mapas-múndi são distorcidos, dando a impressão de que se trata de menos terra, um resíduo ainda dos tempos da colonização. O mapa abaixo corrige isso.

Por isso, com este livro, pude conhecer mais sobre culinária, costumes, língua e moda desse país, que é apenas um dos 54 existentes do continente, com uma população de quase 175 milhões! (o Brasil tem 206 milhões).

A trama fala de abuso doméstico, violência infantil, fanatismo religioso, colonialismo, ditadura, direito de expressão, pobreza, etc. Tudo isso com muita sutileza, sem parecer panfletário. A cor do hibisco do título me remeteu a ideia de transmutação, o que combina com a trajetória da protagonista-narradora, indo de um estado de submissão a outro de liberdade. Um símbolo de como boas coisas podem ser plantadas, florescendo, mesmo em terrenos aparentemente inóspitos.

Vale muito a leitura!

Veja o Diário de Leitura

Dados da Edição Lida:

Chimamanda Ngozi Adichie
Ano: 2011 / Páginas: 328
Editora: Companhia das Letras

#20 Livro Lido de 2017

Tempo de Leitura: 16 meses

Páginas lidas este ano: 5374

Veja também:

Anúncios

Um pensamento sobre “[LITERATURA] Hibisco Roxo

  1. Pingback: [LISTA] Livros por Ano | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s