[TÉCNICO] Rita Lee – Uma Autobiografia


Sempre simpatizei com Rita Lee, mas confesso que sabia muito pouco sobre ela. Também, peguei sua fase mais comportada, por assim dizer, tranquila, meio senhorinha.

No tempo dos Mutantes, a banda cult

Ler este livro me levou a (re)escutar músicas, ver clipes antigos, shows históricos, fotos, reportagens, entendendo mais sobre o cenário musical brasileiro – que me escapava – e conhecendo uma cantora super performática que nunca tinha visto em ação de verdade.

Neste sentido, terminei o livro me sentindo mais próxima dela, admirando-a por tudo o que fez, embora entenda que ela não é perfeita (o que fica muito claro na narrativa com seus altos e baixos com drogas, bebidas e prisões).

As pessoas que estão com ela até hoje de fato a amam, pois deve ter sido muito difícil acompanhá-la e apoiá-la quando ela “pisava na bola”.

Com seu amor da vida, Roberto de Carvalho

O livro é escrito em formato de reminiscências, como um diálogo ou diário. Portanto, não espere um texto elegante e bem estruturado. Seja como for, não me pareceu um ponto negativo, como algumas pessoas colocaram.

O texto é entremeado por algumas notas de um fã dela (o fantasminha, para brincar com o termo Ghost Writer, que ela dispensou) que corrige ou acrescenta informações pertinentes ao que ela está contando. Ao fim, há algumas fotos de família para dar cara as pessoas sempre citadas, como seu pai, mãe, irmãs, animais, marido e filhos.

Fiquei feliz em saber que ela jogava/gostava de Tarô na juventude e, ao que tudo indica, é vegetariana, devido a sua luta pela causa animal.

Rita nos tempos atuais

Eu indico o livro a quem gosta dela primeiramente e, em segundo lugar aos amantes da música (e indiretamente da TV) brasileira, que gostam de fofocas de bastidor e muitas aventuras. É um livro leve, divertido, mesmo que eu tenha sentido que ela começou a apressar o passo no final, resumindo muito, enquanto que as primeiras décadas da vida são contadas com calma.

Dados da Edição Lida:

Rita Lee
Ano: 2016 / Páginas: 296
Editora: Globo Livros

#18 Livro Lido de 2017

Tempo de Leitura: 2 meses

Páginas lidas este ano: 5003

Veja também:

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s