[DIÁRIO DE LEITURA] Josefina


Nós sempre nos lembramos de Napoleão e esquecemos de Josefina, a Imperatriz.

Quando li Noites no Harém, a protagonista tinha sido amiga de Josefina, quando ambas ainda moravam na ilha de Martinica, na América Central. Saber disso me deixou bastante interessada sobre a vida de uma pessoa que nascera na colônia e que, de repente, se tornara tão importante.

A autora, Kate Williams, começa nos contando sobre esta infância praticamente modesta de Marie-Josèphe (Josefina é como Napoleão gostava de chamá-la), que corria pelas plantações da família, tipo uma sinhazinha. Adorava chupar cana a ponto de estragar os dentes, daí seu eterno sorriso Monalisa. Sua família vivia da terra e parte do lucro de sua produção sustentava a megalomania de Versalhes.

Porém, o pai de Yeyette era incompetente e, quando uma tempestade destruiu tudo e matou quase 500 pessoas, naufragando dezenas de navios no porto, Josefina e sua família foram viver num abrigo feito de pedra da fazenda, o único prédio a aguentar a ventania.

Nessa pobreza toda era urgente casá-la com alguém rico e de boa posição, já que ela tivera pouca educação. Encontraram a solução no filho do amante da tia de Josefina, Alexandre de Beauharnais (abaixo).

Parei no ponto em que ela se mudou para a Franca, se casou e teve dois filhos com Alexandre. A relação, pelo jeito, foi sofrível, pois ele a considerava maçante e vivia longe de casa. Também evitava levá-la em reuniões sociais para não passar vergonha. Mesmo assim, era possessivo e machista com ela.

Nota: É curioso saber que, tanto Josefina quanto Napoleão quase não foram cidadães franceses. Josefina porque a ilha de Martinica pertencia à Inglaterra e a Córsega de Napoleão, à Itália.

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s