[TÉCNICO] No Ar Rarefeito


Alpinistas em 10 de maio de 1996, um pouco antes da tempestade

Alpinistas em 10 de maio de 1996, um pouco antes da tempestade

Após ler e gostar do Na Natureza Selvagem, resolvi pegar este, sem me tocar que havia saído um filme a respeito. Portanto, não tenho como compará-lo ao longa-metragem. Apenas entendo que o autor não gostou do modo como Hollywood encenou os eventos (excesso de licenças dramáticas), o que, convenhamos, geralmente é o de praxe.

A obra trata do relato pessoal do autor, que é jornalista e alpinista, sobre o que viveu em 1996, quando escalou o Everest para a revista Outside.

hall-and-ball-rob-hall-and-adventure-consultants-1996-everest-expedition-at-everest-base-camp

Na fila da frente estão 4 dos que morreram: Doug Hansen (de boné preto à esquerda), Andy Harris (de boné branco), Rob Hall (boné branco e barba, dono da empresa de guias) e Yasuko Namba (senhora à direita, de vermelho)

É interessante pensar que ele foi convidado a fazer uma reportagem sobre a extensa comercialização da montanha e suas consequências (como a quantidade de pessoas despreparadas que conseguiam subir apenas por pagarem empresas para tal), justamente no ano em que uma tempestade avassaladora teve lugar e matou um monte de gente, inclusive seus guias.

#2 livro de 2017

A história é muito interessante e sofrida, tem detalhes curiosos e nos faz entender como funciona a escalada, seus processos, etc. Além disso, permite que meditemos sobre as motivações das pessoas, seu senso de colaboração e a importância de regras e organização em tempos de risco.

Lido em 5 dias

Desse evento surgiram dois livros, este que resenho e um outro chamado Deixado para Morrer, sobre um dos companheiros do autor (abaixo) que foi abandonado na neve, dado como morto, mas que, de alguma forma, acordou e retornou ao acampamento.

Beck Weathers se recuperando

Beck Weathers se recuperando

Dados da Edição Lida:

no_ar_rarefeito_1396125715bnaipes-023

Jon Krakauer
Ano: 2006 / Páginas: 287
Editora: Companhia de Bolso

Link no Skoob

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s