[DIÁRIO DE LEITURA] Vertigo #2


A segunda parte é mais tensa. Quatro anos se passaram e Roger ganhou bastante dinheiro trabalhando em Dakar, na África, virando alcoólatra. A guerra tendo acabado, ele retorna à Paris e passa pelo médico que recomenda uma temporada em Nice, na Riviera francesa.

download

Antes disso, muito curioso, ele passa na casa de Madeleine e fica sabendo que seu amigo havia morrido, sendo suspeito de ter matado a mulher. Achando estranho, meio culpado, meio conformado, vai à Marselha e vê numa notícia de cinema uma sósia de Madeleine, que o deixa meio louco. Abandonando a ideia de ir a Nice, passa a buscá-la. Quando a encontra num hotel, percebe que é idêntica à Madeleine, apenas está mais velha e se veste mal.

vertigo-pic-3

Iniciando um romance com ela, a perturba, tentando arrancar dela a confirmação de que é uma reencarnação de sua amada, forçando-a a se vestir como a defunta. A coisa se descontrola e ela acaba confessando que a verdadeira Madeleine foi assassinada pelo próprio marido (abaixo) que desejava sua herança. Mas, como ele precisava fazer parecer que fora suicídio, contratara a pobre René para fingir ser Madeleine e Roger para segui-la, levando-o até aquele momento fatal.

O problema é que, fugindo ao esperado, Roger não testemunhara a favor do amigo, sumindo do mapa. Assim, o marido vira suspeito e morre. René então vai para Marselha e tenta retomar sua antiga vida.

vertigo-um-corpo-que-cai

Infeliz dela ter sido reencontrada! Não querendo aceitar a realidade, Roger estrangula René sem ver, sendo preso ao final. Isso difere do filme, que simplesmente usa o tema cíclico, em espiral, da narrativa, levando a moça ao local do crime, escorregando e morrendo da mesma forma que a verdadeira Madeleine.

Veja a Parte I desse Diário

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s