[DIÁRIO DE LEITURA] Frankenstein #4


Frankenstein é um homem muito fraco (e histérico – vive desmaiando) que, apesar de se sentir muito honrado e superior, mostra, com suas ações, que é igual a sua criatura.

frankenstein-1994-02-g

Tendo prometido criar uma noiva monstro, ele parte para a Inglaterra (e depois para a Escócia e Irlanda) para continuar seus estudos – coisa que a autora não especifica. Como sabe que está sendo seguido por sua “cria”, se deixa ficar deprimido e fica enrolando.

Nesta parte temos até algumas questões filosóficas interessantes. Basicamente Victor teme criar uma mulher que depois rejeite seu parceiro e que, no fim, a humanidade seja prejudicada pela presença de dois seres terríveis e sem moral.

O fato é que, quando o monstro aparece para ele numa ilha longíqua, o jovem se estressa e destrói a noiva que estava “fabricando”. Em represália, seu melhor amigo é morto e Frankenstein é preso como o provável assassino, por falta de provas.

005430_25

Sendo liberado e inocentado por seu pai, ele retorna à Suíça para casar com Elizabeth e fica esperando que o monstro o mate, quando, obviamente, quem é morto na noite de núpcias é sua nova esposa.

A partir daí, outras desgraças acontecem e Victor começa uma caçada ao monstro em direção aos confins do mundo, onde nosso narrador principal o encontra no começo do livro.

mary-shelleys-frankenstein_still2

Agora, acompanhamos a morte por exaustão do cientista e o arrependimento do monstro que, supostamente, se mata, o que achei um desfecho decepcionante. É como se autora tivesse querido avançar numa ideia e na última hora se acovardasse, dando um final mais confortável.

Fiquei esperando também pela noiva, mas, na história original, ela não chega a existir de verdade, coisa trabalhada no filme e que dá mais impacto ao final, já que o cientista traz de volta à vida sua amada.

8aee01d47dde5d974b48147ee0986548

Veja as Partes I, II e III desse Diário

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s