[DIÁRIO DE LEITURA] Fahrenheit 451


A história se passa, aparentemente, nos EUA e tem como protagonista, Guy Montag, um bombeiro que, neste universo, faz o contrário do que se espera hoje dele. Ou seja, ao invés de apagar o fogo, ele o incendeia.

E qual a razão disso? Eliminar livros. Ato que ele considera super normal. Afinal, habita um mundo tecnológico, voltado ao entretenimento de massa.

Cena de filme de 1966

Cena de filme de 1966

Isso, até uma noite, a caminho de casa, encontrar um moça estranha, Clarisse, que faz perguntas “difíceis”, que obrigam Montag a “pensar fora da caixa” e a se questionar sobre algumas coisas até então óbvias (acima).

Isso fica mais evidente quando encontra sua esposa Mildred meio morta por overdose de remédios (que ela nega ter tomado). Aqui médicos a socorrem e trocam seu sangue. No dia seguinte, durante o café da manhã, o marido vê como sua mulher é alienada, como vive dopada, o que cria um contraste ainda mais forte com a vizinha animada, cheia de vida e irreverente que ele encontra tomando chuva na rua.

Este livro me fez pensar no recém lido Paris no século XX, no qual o futuro foi tomado pelo tecnicismo, perdendo o gosto pela filosofia e arte, assim como a novas ondas de pensamento atuais que põem em choque o status quo, como os vegetarianos ou ateus que obrigam as pessoas a considerarem uma vida com crenças totalmente diferentes do “senso comum”.

Anúncios

2 pensamentos sobre “[DIÁRIO DE LEITURA] Fahrenheit 451

  1. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Fahrenheit 451 #2 | Leituras de Taróloga

  2. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Fahrenheit 451 #3 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s