[DIÁRIO DE LEITURA] Pietr, o Letão #2


O estilo “velha-guarda” do comissário Maigret é muito engraçado, o que o tem colocado na minha lista de detetives preferidos e, me incentivará a ler suas outras histórias. A começar pelas manias dele, como querer ficar sempre perto do fogo, as tocaias debaixo de chuva, o mau humor e o apetite voraz. A mulher dele também é muito compreensiva, sempre esperando-o com um prato de comida, não importa a hora ou o estado no qual ele retorne e, muito importante, sem nunca fazer perguntas. Só na década de 30 mesmo!

Quanto à história, ao contrário do que entendera, não se sabe se o Letão é o morto do trem ou o que escapou. Encontrando uma foto no bolso do morto, Maigret vai atrás do fotógrafo, numa cidade litorânea. Lá visita a viúva que não sabe que o marido morreu (ou não). Depois, num bar vigia o homem que tem a cara do Letão. Segue para uma pousada na qual encontra uma mulher judia invocada. Depois, assiste a um espetáculo.

O autor vai nos levando atrás de Maigret, sem explicar muito bem o raciocínio que ele faz. Então, é como se o estivéssemos seguindo, à distância, tentando sacar, pelas pistas, o que está acontecendo. Por enquanto, confesso que não sei bem…

MAIGRET Bruno Cremer

Por fim, quando volta ao hotel, Maigret é quase morto por um assassino de aluguel que consegue matar seu colega, que ficara de tocaia num dos quartos. Isso é algo que o comissário faz bastante. Toda vez que descobre um lugar de interesse, deixa um policial de tocaia para informá-lo do que acontece. Afinal, não havia câmeras de vigilância nesta época.

Veja a Parte I desse Diário

Este livro faz parte do MÊS DOS POLICIAIS, de julho de 2016. Veja os outros:

  1. A Identidade Bourne – Robert Ludlum
  2. Assassinato no Expresso do Oriente – Agatha Christie OK
  3. Cassino Royale – Ian Fleming OK
  4. As Memórias de Sherlock Holmes – Arthur Conan Doyle
Anúncios

Um pensamento sobre “[DIÁRIO DE LEITURA] Pietr, o Letão #2

  1. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Pietr, o Letão #3 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s