[DIÁRIO DE LEITURA] Hibisco Roxo #3


Enquanto vão acontecendo mudanças no país, Kambili continua, com seu olhar atento, observando os costumes e incongruências das pessoas ao seu redor.

Seu pai tem com os filhos um verdadeiro relacionamento abusivo, primeiro porque os obriga a sempre serem os primeiros da classe (como já citei no último diário), não importa o que aconteça. Segundo que não deixam que fiquem mais do que alguns minutos, cronometrados, na caso do avô, só porque ele não é cristão (eles não podem nem aceitar um copo d’água, pois se “contaminariam”). Isso sem contar a mãe deles, que vive com medo da própria sombra.

Povo Igbo, citado no livro como sendo o de Kambili

Povo Igbo, citado no livro como sendo o de Kambili

Considerei interessante também o costume das famílias abastadas de terem casas enormes no campo, nas quais ficam apenas em feriados, como o Natal. A família de Kambili fica fazendo uma espécie de caridade forçada, dando um monte de coisas aos vizinhos, apenas para serem bem-vistos (e idolatrados) e, estes se aproveitam, naturalmente, fingindo subserviência.

Isso me lembrou as festas de Santos Reis do interior de São Paulo. Uma pessoa faz uma promessa e depois se compromete a dar comida para a cidade inteira no dia 6 de janeiro. A questão é que, geralmente quem come de graça e se farta são as pessoas ricas da cidade, enquanto os pobres, que teoricamente seriam os mais beneficiados, ficam marginalizados nestas mesmas festas.

Agora apareceu o primeiro personagem que foge dessa esfera: a tia de nossa narradora. Ela é divorciada e professora, um escândalo para sua cunhada. Porém, é evidente que ela faz e fala o que pensa, que esbanja confiança e liberdade, sendo uma espécie de modelo de vida para Kambili.

Veja as Partes I e II desse Diário

Anúncios

2 pensamentos sobre “[DIÁRIO DE LEITURA] Hibisco Roxo #3

  1. Pingback: [MÊS DAS MULHERES] Hibisco Roxo #4 | Leituras de Taróloga

  2. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Hibisco Roxo #5 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s