[MÊS DA FICÇÃO CIENTÍFICA] A Ilha do Dr. Moreau


O livro tenta dar, assim como é feito no A Máquina do Tempo e no A Guerra dos Mundos, um tom documental. Um descendente do protagonista – Prendick – encontra os manuscritos de seu parente e resolve publicá-los. Afirma que são verdadeiros, embora não se possa prová-los.

Prendick começa contando um naufrágio que sofreu, levando-o à deriva num bote com outros dois homens. Ambos acabam se desentendendo após longos dias no mar e caem na água se afogando. Logo em seguida um navio aparece e o resgata, já bastante debilitado.

moreau4

Ele é tratado por um médico loiro (Montgomery), enquanto sons de animais são ouvidos na parte de cima do navio. Quando se recupera e sobe à amurada, percebe, também pela sujeira, que o capitão do navio, um bêbado inveterado, detesta a situação na qual se meteu: a de transportar este médico, com estes animais selvagens (todos engaiolados) e um homem negro deformado.

Montgomery é meio contraditório e misterioso, deixando o narrador com a “pulga atrás da orelha”. A única coisa que ele descobriu é que o médico saiu de Londres, recém-formado há 12 anos, num impulso e desde então vive numa ilha estranha.

Eis que então chegam na tal ilha e todos desembarcam. Prendick queria continuar e voltar à civilização, mas o capitão do navio o expulsa. Ele então tenta seguir para a ilha, mas um homem branco estranho (Dr. Moreau), não permite.

moreau3

Prendick é deixado no meio do mar, num bote. O navio parte e, horas depois, os ilhéus se apiedam dele e o resgatam, levando-o para a costa.

Anúncios

3 pensamentos sobre “[MÊS DA FICÇÃO CIENTÍFICA] A Ilha do Dr. Moreau

  1. Pingback: [MÊS DA FICÇÃO CIENTÍFICA] A Ilha do Dr. Moreau #2 | Leituras de Taróloga

  2. Pingback: [MÊS DA FICÇÃO CIENTÍFICA] A Ilha do Dr. Moreau #3 | Leituras de Taróloga

  3. Pingback: [MÊS DA FICÇÃO CIENTÍFICA] A Ilha do Dr. Moreau #4 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s