[DIÁRIO DE LEITURA] Reparação #5


Enquanto as buscas pelos gêmeos acontecem, um estupro se dá lugar num canto afastado do parque ao qual a casa grande pertence. Lola é atacada, sendo que Briony quase consegue ver o agressor, enquanto fugia. Apesar de não poder afirmar nada – estava muito escuro – ela quis acreditar que tal pessoa só pudesse ser Robbie. Como Lola estava muito confusa e chocada, concordou com Briony e este foi considerado o relato oficial.

No final da noite, Robbie é o último a voltar a casa, com os gêmeos nas mãos. A polícia já fora acionada e, sem duvidarem, o prenderam, sendo Cecilia a única a acreditar em sua inocência.

Sem mudar de posição, Briony contribui para o encarceramento de Robbie, que fica preso por anos, trocando correspondências com Cecilia que, amargurada, abandona a família e vira enfermeira em Londres.

reparação3

A Segunda Guerra tendo eclodido, Robbie tem a chance de diminuir sua pena, indo lutar como cabo, mesmo tendo cultura suficiente para conseguir um posto de oficial. Nesta segunda parte do livro, a narrativa acompanha os desafios e martírios de seu retorno até a Bélgica, quando a Alemanha tinha conseguido vencer, provisoriamente, a França, em 1940.

Vemos cenas tristes de bombas e pessoas mortas, numa marcha cansativa pelos campos franceses, sem água, comida ou trégua.

reparação4

Tudo o que o anima a continuar vivo (além da ajuda de dois outros cabos), é a promessa de reencontrar Cecilia, que vira apenas uma vez, desde que fora preso. Ela afirma em suas cartas que Briony está arrependida, que largou a faculdade para também virar enfermeira e que está disposta a mudar seu testemunho para inocentá-lo.

Neste ponto descobrimos que Briony era apaixonada por Robbie quando criança e chegara a se jogar na água, só para ver se ele a salvaria.

Este trecho termina quando, enfim, mesmo ferido com um estilhaço, ele chega a uma praia da Bélgica e espera por um navio que o leve de volta à Londres.

Veja as Partes IIIIII e IV desse Diário

Anúncios

2 pensamentos sobre “[DIÁRIO DE LEITURA] Reparação #5

  1. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Reparação #6 | Leituras de Taróloga

  2. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Reparação #7 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s