[LITERATURA] Harry Potter e a Pedra Filosofal


Sempre gostei de livros infantis, muito mais do que de adolescentes. Por evitar então livros YA (young adults) acredito que este foi um dos motivos para não ter lido Harry Potter na época em que foi lançado (já era praticamente adulta). Apesar disso, assisti a todos os filmes por causa da minha irmã menor. Ela, ao contrário de mim, leu todos os livros.

Agora, quase 20 anos depois e sem um motivo claro, tive vontade de ler esta série e, curiosamente, percebi que muitas pessoas que sigo na internet tiveram a mesma ideia. É meio bizarro e até parece encantamento de bruxo…rs…

Seja como for, posso dizer que gostei bastante da leitura desse primeiro volume, até porque ela é mais infantil que adolescente.

A autora realmente escreve bem, de modo leve e divertido e teve a capacidade de criar uma dimensão profunda aos seus personagens, não fazendo-os todos maus ou bons, mesmo que tenha tentado estereotipá-los indiretamente por meio de seus nomes: Severo, Rúbio, Alvo, Minerva, Draco…o que, na minha opinião, serve apenas para nos enganar, de modo que suas surpresas na trama sejam de fato surpreendentes.

Harry, apesar de

Harry, apesar de “escolhido” pelo Destino, não é sobre-humano, embora não escape à Jornada do Herói.

Neste sentido, seria errado dizer que Harry, o protagonista, é o herói, pois muitos personagens são capazes de atos heroicos, mesmo os que não sejam vistos como “bons”.

Outro ponto é que, mesmo usando todos os referenciais que Tolkien já havia explorado (duendes, dragões, feiticeiros – Voldemort parece Sauron), ela misturou com mitos gregos e pagãos, assim como lendas e personagens históricos, tudo no mesmo universo, dando uma faceta moderna e capitalista ao conjunto, que deve ter ajudado muito em seu sucesso. Afinal, as crianças de hoje tem as mesmas preocupações que as de Hogwarts, com seu esporte, seu bullying, a ostentação das famílias mais “nobres”, o racismo, o preconceito, a posse de objetos de consumo, etc.

E, falando em esporte, a única parte que não gostei foi sobre o quadribol.

Lido em 2 dias.

Dados da Edição Lida:

HARRY_POTTER_E_A_PEDRA_FILOSOF_1436803758108SK1436803758Bnaipes-023

Harry Potter # 1
J.K. Rowling
Ano: 2000 / Páginas: 224
Editora: Rocco

Link no Skoob

Anúncios

2 pensamentos sobre “[LITERATURA] Harry Potter e a Pedra Filosofal

  1. Pingback: [LISTA] Livros por Coleções | Leituras de Taróloga

  2. Pingback: [LISTA] Os 12 livros (literatura) mais lidos da história | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s