[LITERATURA] A Fantástica Fábrica de Chocolate


Este livro é uma gracinha, tanto para quem já viu os dois filmes.

A história todos já sabem: o pequeno Charlie é muito pobre e a única regalia a qual se permite é comer uma barra de chocolate ao ano, vinda da fábrica misteriosa que fica ao lado de sua casa. Um dia, o dono desta resolve fazer uma promoção, deixando 5 bilhetes dourados dentro de barras espalhadas por todo o mundo. Por sorte, ele consegue encontrar uma dessas.

A-FANTASTICA-FABRICA-DE-CHOCOLATES03

Muitas pessoas reclamam que Charlie (acima) é muito perfeito: gentil, humilde, bondoso, educado, responsável. Porém, se pensarmos que cada criança é um representativo de um dos defeitos (vaidade, cobiça, indolência, avidez) que todas as crianças possuem, a fábrica fantástica se torna um local de depuração, já que todas as personagens “más” são “melhoradas”, após completarem o ciclo de visitação. E, quem ganha no final, acaba assumindo o papel de adulto e recebendo as recompensas por isso.

A-FANTASTICA-FABRICA-DE-CHOCOLATES02

Por isso, é interessante notar que Charlie praticamente não intervem em nada durante o passeio, não atropelando seu processo de amadurecimento, enquanto as outras crianças ficam o tempo todo se colocando em situações de decisão ao invés de obediência (entrando em lugares proibidos), “roubando”, inclusive, ao comprar centenas ou milhares de barras, aumentando superficialmente suas chances em detrimento das pessoas “comuns”.

Claro que podemos ver nisso uma forma de manter as crianças comportadas: “faça as coisas certinhas agora, que amanhã será recompensado”. De todo modo, aprender a reconhecer seu lugar, ser perseverante, se manter otimista e agir com ética, são valores que, internalizados, não prejudicam a ninguém.

Lido em 2 dias.

Dados da Edição Lida:

A_FANTASTICA_FABRICA_DE_CHOCOLATE_1250781307Bnaipes-023

Roald Dahl
Ano: 1999 / Páginas: 166
Editora: Martins Fontes

Link no Skoob

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s