[MÊS DOS CONTEMPORÂNEOS] O Homem do Castelo Alto


Descobri este livro após ver a excelente primeira temporada de uma série baseada nele.

ohomemdocasteloalto

A premissa parte da seguinte pergunta: Se Alemanha e Japão tivessem ganhado a Segunda Guerra Mundial, como seria o mundo na década de 60, quando o autor, Philip K. Dick, escreveu a história?

O fato é que, na imaginação dele, não seria nada bom…

Primeiro que o mundo foi dividido em duas metades: Europa e África, além de 50% da América ficou com os alemães, que evoluíram muito tecnologicamente, ao ponto de ter vários veículos espaciais. Enquanto que Ásia, Oceania e os outros 50% da América, ficaram com o Japão que, ao contrário do que vimos na nossa realidade, continuaram um povo conservador, viajando por navio.

ohomemdocasteloalto2

A história começa em São Francisco, dominada por japoneses. Como a cidade está totalmente imersa na cultura nipônica, os personagens usam o I Ching de forma normal e tentam impressionar os japoneses que estão no poder para terem vantagens.

Nas primeiras páginas também descobrimos que a Floresta Amazônica está sendo derrubada para abrigar prédios e que os alemães usam os negros como matéria prima para a fabricação de objetos de todos os tipos (!). Fora que os judeus, dentro desse contexto, foram praticamente eliminados, sendo que, os que restaram, mudaram de nome e vivem escondidos.

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s