[DIÁRIO DE LEITURA] O Grande Gatsby #4


(Este trecho se refere aos capítulos 8 e 9)

Gatsby3

Logo em seguida, Gatsby e Nick são convidados para passar o dia na casa de Daisy, o que acaba virando uma longa sequência de constrangimentos, principalmente após Gatsby declarar seu amor na frente de Tom e pedir que sua amada vá embora com ele.

Ao contrário do que se poderia pensar, já que Daisy estava namorando com Gatsby escondida nos últimos dias (acima), ela hesita, fraqueja e Tom aproveita para revelar que havia investigado o passado do ricaço, dando a entender que, além de mentir sobre seu passado, sua fortuna viera de golpes e esquemas ilegais, diminuindo-o frente a sua esposa.

Gatsby6

Querendo suavizar o ar (até porque está muito quente), uma Daisy desesperada propõe um passeio de carro na cidade, no qual tudo dá errado, levando a uma tragédia: a amante de Tom é atropelada (acima).

A culpa por tal recai sobre Gatsby, mesmo não sendo culpado (Daisy estava dirigindo o carro e, num acesso de revolta contra Tom, passa por cima da amante). Mesmo assim, protege a honra dela, esperando-a do lado de fora de sua casa, na chuva, por ainda acreditar que ela cairá em si e fugirá com ele.

Gatsby5

Infelizmente para o pobre Gatsby, Tom e Daisy se acertam e mudam-se novamente para Chicago, na surdina. Nick fica possesso com esta atitude covarde, pois descobrira a verdade, brigando com Jordan e apoiando Gatsby.

Porém, acaba sendo pego de surpresa quando, ao voltar do trabalho, encontra Gatsby morto na piscina, após o marido da amante de Tom tê-lo confrontado e, em seguida, se suicidado no jardim.

Gatsby7

Aqui está uma das partes mais interessantes do livro, pois Nick faz de tudo para montar um velório para o homem que se tornara seu amigo apenas nos últimos minutos de sua convivência, falhando miseravelmente. Ninguém comparece, mesmo tendo sido frequentes das festas.

Tom e Daisy simplesmente não se pronunciam mais, voltando a sua vida normal, como se nada houvesse acontecido. Apenas o pai de Gatsby acaba aparecendo, por ter visto a notícia no jornal.

Desanimado com a realidade, Nick reflete sobre a vaidade, as aparências e a hipocrisia dessa sociedade na qual ele está imerso.

Veja as Partes I, II e III desse Diário

Este livro pertence à meta da RORY GILMORE BOOK CHALLENGE e do 100 MELHORES LIVROS REVISTA BULA

Veja os outros:

  1. 1984 – George Orwell (lido)
  2. A Casa dos Espíritos – Isabel Allende
  3. Anna Karenina – Leon Tolstoi
  4. A Redoma de Vidro – Sylvia Plath (lido)
  5. Em Busca do Tempo Perdido – Coleção – Marcel Proust
  6. No Caminho de Swann – Marcel Proust
  7. Rebecca – Daphne du Maurier (lido)
  8. Reparação – Ian McEwan
  9. Lolita – Vladimir Nabokov (lido)
  10. Jane Eyre – Charlotte Brontë
  11. Os Três Mosqueteiros – Alexandre Dumas
Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s