[MÊS DO PROUST] Como Proust pode mudar Sua Vida


Nunca tinha lido nada do suíço Alain de Botton, mas me apaixonei. Ele tem um jeito único de falar sobre as coisas. Dele já tenho, além do citado aqui, A Arte de Viajar e Religião para Ateus.

marcelproust_2737624b

Nesta obra sobre Proust ele traz vislumbres interessantes da vida do autor francês e das pessoas que com ele conviviam, misturado a reflexões extraídas de seus livros e correspondências. Neste sentido, se você conhece a história do Em Busca do Tempo Perdido ou já leu os livros, é possível ir mais a fundo nas questões filosóficas propostas.

O livro é dividido em 9 capítulos, cada um focando um grande ensinamento do estilo de vida proustiano: como amar a vida hoje, como ser leal a si mesmo, como não se apressar, como sofrer com sucesso, como expressar suas emoções, como ser um bom amigo, como abrir os olhos, como ser feliz no amor e como abandonar os livros.

proust-stamp

Até o momento li 6 capítulos e é curioso pensar em como uma pessoa tão sofrida, doente, triste, sozinha, que poderia ter nascido e morrido sem muito alarde, tenha se tornado um autor tão venerado, obtendo um sucesso que ele provavelmente nunca imaginaria.

Ler sua vida é se inspirar e confiar que se você deseja de fato algo (mesmo que não traga nada de retorno a não ser seu prazer pessoal), deve fazê-lo, pois, no final das contas, você só pode ser a si mesmo. E, autenticidade é a chave para uma vida da qual nos orgulhemos ter vivido.

Anúncios

3 pensamentos sobre “[MÊS DO PROUST] Como Proust pode mudar Sua Vida

  1. Pingback: [MÊS DO PROUST] Como Proust pode mudar Sua Vida #2 | Leituras de Taróloga

  2. Pingback: [MÊS DO PROUST] Como Proust pode mudar Sua Vida #3 | Leituras de Taróloga

  3. Pingback: [TÉCNICO] Como Proust pode mudar Sua Vida | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s