[MÊS DOS CLÁSSICOS] Odisséia #4


Telêmaco e Atenas, disfarçada de Mentor, chegam numa ilha de conhecidos e lá perguntam sobre o paradeiro de Ulisses. O chefe, Nestor, fala muito bem do pai do rapaz, mas admite não saber de seu paradeiro. Acaba sugerindo que ele visite outro dos companheiros, Menelau, e se oferece para ajudá-lo no trajeto.

O filho de Nestor o guia por terra e, após certo tempo, chegam à grande mansão de Menelau que, agora, está reunido à Helena (aquela mesma que fugira ou fora raptada por Páris, começando a guerra de Tróia).

Pelas leis da hospitalidade, os visitantes primeiro são cuidados, alimentados, banhados e só depois que estão descansados é que precisam dizer quem são e de onde vem. É interessante notar que o salão está cheio de personagens que são descritos com rudeza no texto da Eneida que conta o lado dos troianos. Um deles, por exemplo, pegou a viúva de Heitor (morto pelo herói Aquiles) como esposa, o que nada mais é do que tomá-la por escrava.

odisseia3

Antes de saber quem são, Menelau lhes conta a sorte de seu irmão Agamenon, que foi assassinado pela esposa, e de sua saudade em relação à Ulisses. Neste ponto, Telêmaco começa a chorar, escondendo o rosto (acima). Helena aparece na sala e questiona quem são os visitantes, dizendo que desconfia ser um deles o filho de Penélope.

Menelau afirma que também pensara isso. O filho de Nestor confirma a suspeita e explica que Telêmaco é humilde, por isso, não chegara se anunciando logo de cara.

Veja as Partes III e III desse Diário

Este livro pertence a meta do Mês dos Clássicos deste ano. Veja os outros:

  1. A Divina Comédia – Dante Alighieri
  2. Dom Quixote – Cervantes
  3. Eneida – Virgílio
Anúncios

Um pensamento sobre “[MÊS DOS CLÁSSICOS] Odisséia #4

  1. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Odisséia #5 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s