[MÊS DOS CLÁSSICOS] Dom Quixote #5


(este trecho corresponde aos capítulos 8 e 9)

domquixote10

Uma das primeiras aventuras de Dom Quixote e Sacho Pança, agora juntos, é o combate aos gigantes (moinhos de vento). Esta é uma das cenas mais emblemáticas e lembradas dessa história: quando o fidalgo enxerga gigantes em inofensivos moinhos de vento.

O escudeiro, que não é louco, tenta mostrar isso ao patrão, sem sucesso. Lutando violentamente contra as construções, Quixote novamente cai do cavalo. Na queda ele passa a ver os moinhos e, em sua mente, tudo fora obra do sábio que fizera sua biblioteca sumir por mágica, nos capítulos anteriores.

Recuperado o cavaleiro, mais a frente os companheiros encontram religiosos que, por acaso, andam próximos a uma carruagem que levava uma moça. Misturando tudo novamente, ele entende que os monges são bandidos que sequestraram uma princesa, quase matando um deles. Sancho tenta roubar o religioso caído, mas acaba apanhando, enquanto seu senhor conversa com a dama da carruagem.

Um dos acompanhantes dela pede que Dom Quixote se retire, mas só arruma briga…Neste ponto, Cervantes interrompe a narrativa para dizer que não tivera acesso a documentos que contassem o resto da história.

Andando então pelas ruas encontra uma narrativa escrita em árabe, que manda traduzir. Assim, passamos a saber que Dom Quixote consegue vencer o outro e que a dama da carruagem clama por misericórdia, de modo a salvá-lo da morte. O fidalgo, antes de partir, impõe que o derrotado vá atrás de Dulcinéia lhe prestar juramento, o que o pobre homem concorda (quem vai discutir com um louco?).

Veja as Partes I, IIIII e IV desse Diário

Este livro pertence a meta do Mês dos Clássicos deste ano. Veja os outros:

  1. A Divina Comédia – Dante Alighieri
  2. Odisséia – Homero
  3. Eneida – Virgílio
Anúncios

Um pensamento sobre “[MÊS DOS CLÁSSICOS] Dom Quixote #5

  1. Pingback: [MÊS DOS CLÁSSICOS] Dom Quixote #6 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s