[DIÁRIO DE LEITURA] No Tempo dos Cavaleiros da Távola Redonda #2


Agora aprendemos mais sobre os castelos e como eram construídos, assim como o interior dos torreões, onde os senhores costumam ficar.

  Echafaud.donjon.Coucy.2

Basicamente, as áreas internas eram amplas, pouco ventiladas, quentes, esfumaçadas e os móveis eram poucos, geralmente tamboretes e baús. Usavam-se tapeçarias para dividir cômodos, tapetes para cobrir o chão e peles. Descobri que dormiam pelados e só usavam a camisola/pijama quando saiam da cama.

Também havia muito tédio, o que levava os homens a estarem sempre do lado de fora em caçadas(e batalhas) enquanto que as mulheres, azaradas, tinham que se dedicar a longos trabalhos manuais, como costura. Por isso, toda visita, como a dos trovadores, era bem vinda.

Neste ponto, fico pensando em como a arte da hospitalidade decaiu no nosso tempo pelo fato de que, atualmente, temos muitos divertimentos individuais, como a televisão, a internet, os videogames, etc.

Já as casas dos camponeses não eram nem um pouco confortáveis e, como passavam a maior parte do tempo trabalhando no campo, não tinham muito interesse em deixar suas moradias melhores. Muitos dormiam na mesma cama e o lar era povoado por gente e animais.

Agora, sob o ponto de vista alimentar, não se sabe muito, apenas que havia mais carne de caça na mesa do senhor, já que a mesma era proibida ao camponês. Os mais pobres só comiam pão e mingau, embora se utilizassem bastante ervas no preparo dos alimentos. A base alimentar era formada pelos cereais e normalmente se comia porco, morto no final do ano e depois armazenado – provavelmente na própria gordura – por muitos meses. As frutas mais comuns eram as maçãs e peras.

Veja a Parte I desse Diário

Anúncios

Um pensamento sobre “[DIÁRIO DE LEITURA] No Tempo dos Cavaleiros da Távola Redonda #2

  1. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] No Tempo dos Cavaleiros da Távola Redonda #3 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s