[DIÁRIO DE LEITURA] O Grande Gatsby


Este livro é narrado em primeira pessoa por Nick. Quando este encontra sua prima Daisy, após se mudar para Nova York, ele comenta que a moça fazia todos os homens se sentirem a pessoa mais especial do mundo e que falava em murmúrios, de modo que tivessem que se aproximar bastante dela para escutá-la. Ambos artifícios, a meu ver, para seduzir e se sentir amada.

the great gatsby

Enquanto isso, o marido dela (abaixo), Tom, é evidentemente racista, lendo livros supostamente científicos sobre a superioridade branca e como tais devem se unir contra os “coloridos”, antecipando o arianismo nazista da Segunda Guerra Mundial.

Daisy se incomoda com isso, mas não por causa do absurdo, mas porque tudo isso é supostamente profundo e ela que manter sua aura de superficialidade.

(L-r) ELIZABETH DEBICKI as Jordan Baker and JOEL EDGERTON as Tom Buchanan in Warner Bros. Pictures’ and Village Roadshow Pictures’ drama “THE GREAT GATSBY,” a Warner Bros. Pictures release.

Daisy também tem a mania de nunca ser clara no que diz e a impressão que passa é de sempre estar pensando uma coisa e dizendo outra. De fato, se trata de uma pessoa confusa e hesitante, consciente das “puladas de cerca” de seu marido.

8017777_orig

Tom leva Nick para conhecer sua amante, como isso fosse muito natural, numa oficina em meio a um local bem pobre. Existe um forte simbolismo com a questão das cinzas do lugar e dos olhos pintados num outdoor.

Outro símbolo forte é o da luz verde para a qual Gatsby sempre olha à noite.

tumblr_mm1mr2immo1rq2h7ao1_500

Se o primeiro mostra que tudo o que fazemos é visto, julgado, o segundo fala de nossas aspirações, mesmo as mais tolas. Neste sentido, tenho a impressão de que o livro fala de autocensura, mesmo numa época de liberdades, como foi a década de 20.

***

No trecho que parei, Nick é formalmente convidado a uma festa de Jay Gatsby, sem ter a mínima ideia de como ele aparenta, assim como praticamente todo mundo que está lá e que entrou de “gaiato”.

the_great_gatsby

Anúncios

3 pensamentos sobre “[DIÁRIO DE LEITURA] O Grande Gatsby

  1. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] O Grande Gatsby #2 | Leituras de Taróloga

  2. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] O Grande Gatsby #3 | Leituras de Taróloga

  3. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] O Grande Gatsby #4 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s