[MÊS DAS MULHERES] A Mulher de Trinta Anos #6


(Este trecho se refere à Terceira Parte)

XIR240955 Madame Laure de Berny (oil on canvas) by Gorp, Henri Nicolas van (c.1756-p.1819) oil on canvas Bibliotheque Spoelberch de Lovenjoul, Chantilly, France Lauros / Giraudon French, out of copyright

Madame Laure de Berny, a mulher madura pela qual Balzac se apaixonou

O tempo passa e Júlia se encontra, enfim, aos 30 anos, já se considerando uma “velha.” Assim, ao contrário do que eu pensava, o autor nos contará a vida inteira da marquesa e não apenas esta faixa de idade.

Aliás, neste ponto, Balzac discorre bastante sobre as qualidades femininas adquiridas nesta época (provavelmente se baseando na própria experiência), introduzindo um novo personagem, o jovem Carlos de Vandenesse (embaixador), nos afirmando que:

Uma mulher de trinta anos tem atrativos irresistíveis para um rapaz; e nada mais natural, mais fortemente urdido e mais bem preestabelecido que os laços profundos, de que a sociedade nos oferece tantos exemplos, entre uma mulher como a marquesa e um rapaz como Vandenesse.

Carlos estava pronto a viajar, por achar as mulheres de Paris muito insossas, até ser apresentado à marquesa. Caindo de amores por ela, passa a visitá-la frequentemente, se apaixonando. Neste convívio, porém, descobre que ela ainda ama Arthur, o falecido inglês, e que, por isso, nunca aceitará outro amor.

Afastando-se dela por tristeza, sua ausência desperta em Júlia um amor até então abafado – como costuma acontecer conosco, quando sentimos falta de um pretendente sempre presente, que de repente some.

Aceitando então que ele a beije no rosto, Júlia cruza a fronteira de sua fidelidade auto-imposta. Seu marido, no entanto, nada percebe disso (ela até o chama de imbecil entre-dentes). Estranhamente, para ele, a esposa não é capaz de seduzir ninguém.

Um ponto interessante da narrativa de Balzac é que muitos personagens que aparecem aqui, são protagonistas em outros contos. Isso me lembrou muito a Netflix com suas séries associadas – Demolidor/ Luke Cage/ Jessica Jones. 

Veja as Partes I, II, IIIIV e V desse Diário

Anúncios

2 pensamentos sobre “[MÊS DAS MULHERES] A Mulher de Trinta Anos #6

  1. Pingback: [MÊS DAS MULHERES] A Mulher de Trinta Anos #7 | Leituras de Taróloga

  2. Pingback: [MÊS DAS MULHERES] A Mulher de Trinta Anos #8 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s