[TÉCNICO] Orange Is The New Black


Li este livro devido à série, que me encantou. Porém, a realidade, embora dura, é mais simples e menos enrolada que a faz-de-conta. A essência, no entanto, está lá: Piper é uma moça de trinta e poucos anos, que aos vinte teve um romance lésbico como uma traficante de drogas. No auge da aventura resolve participar do esquema, carregando uma maleta de dinheiro e só. Este simples gesto garante a ela uma sentença de 15 meses de prisão numa cadeira de segurança mínima.

Um peixe fora d’água total, aquela moça branca de classe média tem que enfrentar as diferenças num meio onde, devido às desigualdades sociais, abunda com negras e latinas pobres.

Justamente por ter este “olhar de fora”, ela consegue analisar as injustiças dentro de um meio que, por definição, deveria ser justo e acaba se tornando a porta-voz dessas prisioneiras que normalmente não tem respaldo ou apoio na sociedade.

fceb63933352cf2e840f6a706700ecdc

Só por isso, já vale a pena ser lido. Agora, quem espera encontrar os personagens da série e aquelas situações bizarras, irá se decepcionar, pois existem pistas durante a narrativa que foram amplamente desenvolvidas na versão televisiva, mas que passam batidas se você não prestar atenção. É claro que algumas personagens-chave estão lá, como a russa Red (minha favorita), mas nem todas são prontamente reconhecíveis. Imagino ainda que outras sejam a mistura de várias das detentas que ela cita.

Por fim, a trama-chefe, o relacionamento dela com Alex (acima), simplesmente não acontece. Piper, apesar desse romance, continua firme forte com Larry até o fim e isso não é spoiler. Dá para ver que a autora é casada com ele até hoje.

(Veja os Diários de Leitura desse livro)

Assim, a Piper da série é apenas uma porta de entrada ao que Kerman realmente queria mostrar: a realidade das presas. Isso explica porque, a partir da segunda temporada, ela deixa de ser protagonista.

Tempo de Leitura: 173 dias

Dados da Edição Lida:

ORANGE_IS_THE_NEW_BLACK_1398454799Bnaipes-024

Piper Kerman
Ano: 2014 / Páginas: 304
Editora: Intrínseca

Link no Skoob

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s