[DIÁRIO DE LEITURA] A Casa dos Espíritos #5


Casamento realizado, lua de mel finalizada, a vida de Clara e Esteban se inicia na nova casa na cidade. Férula se torna grande amiga da cunhada, pois esta a trata com uma amabilidade inédita. Além disso, Clara é distraída, permitindo que a irmã de Trueba tome a maioria das decisões e se sinta muito útil.

c486cf68c7e8cbcd88b8bc2ade641d87

Logo nasce Blanca e eles se mudam para o interior. Lá, Clara tenta passar ideias feministas para as mulheres da aldeia que se espantam com o que consideram disparates. Imagina, falar para o homem que ele não pode me bater e que tem que dividir as coisas comigo! Férula faz rodas de orações e a pequena Blanca brinca pelada com o filho do administrador, o Pedro Terceiro.

Uma coisa que Clara faz com a filha, que considero correta, é conversar com ela como se já fosse adulta, sem infantilizá-la. Além disso, ela amamentou a menina, o que é um bom exemplo. Isso, me lembra, aliás, uma passagem do livro Angélica. Apesar de rica, ela também fez questão de alimentar os próprios filhos no peito, ao invés de passá-los a uma ama de leite. Este gesto meio que quebra a conexão entre mãe e filho, coisa que Morgana, do Brumas, percebeu tardiamente.

O livro, diferente do filme, está recheado de cenas engraçadas baseadas em crendices típicas da América Latina. Temos simpatias para controlar surto de formigas, temos galinhas botando ovos em sapatos, a pobre Férula colocando um espartilho com um rato dentro, sem perceber (!), entre outros.

Clara fica grávida de gêmeos e insiste em nomes que Trueba não aceita, levando-o de volta às casas de prostituição como desforra. Lá reencontra uma “velha amiga”, que lhe dá uma dica preciosa.

Neste meio tempo os pais de Clara morrem num acidente de carro e a cabeça de sua mãe é decepada e perdida. Apenas a jovem gestante a encontra por meio de suas visões.

Veja as Partes I, II, III e IV desse Diário

Anúncios

3 pensamentos sobre “[DIÁRIO DE LEITURA] A Casa dos Espíritos #5

  1. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] A Casa dos Espíritos #6 | Leituras de Taróloga

  2. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] A Casa dos Espíritos #7 | Leituras de Taróloga

  3. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] A Casa dos Espíritos #8 – Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s