[MÊS DAS MULHERES] A Redoma de Vidro #3


(este trecho vai do capítulo 8 ao 10)

Nas suas lembranças, vemos o momento no qual Buddy resolve pedir Esther em casamento, mas que ela recusa, afirmando que não se vê numa situação de imobilidade, na qual não possa mudar de ideia quantas vezes quiser. Afinal, casamento naquela época era “para sempre”.

Então voltamos ao presente, quando seu estágio na revista termina e ela cogita uma carreira de escritora (ou editora ou poeta ou…um milhão de outras possibilidades).

Esther também divide seu tempo em vários encontros amorosos, nos quais reflete sobre a liberdade sexual masculina e no conceito de “pureza” da virgindade. Num desses, ela é atacada por um rapaz sul-americano (o que achei meio estereotipado) e acaba batendo nele e também apanhando, escapando “ilesa”.

Então, após um simbólico livrar-se de roupas pela janela do hotel, volta para casa (em Boston) nas férias, após ter sido rejeitada numa oficina de ficção. Resolve então escrever um romance com uma heroína alter-ego. O engraçado é que escolhe o nome Elaine, porque tem 6 letras como o seu. A autora, Sylvia, que também usa a personagem Esther como um símbolo de si mesma, tem igualmente 6 letras no nome. Nada como uma boa metalinguagem!

Seja como for, isso logo é abandonado porque fica pensando que, sem experiência de vida, não há como ser uma boa escritora.

FINNEGANS_WAKE_1310141933B

Enfim, dá para perceber que Esther é muito inquieta, o que é engraçado e angustiante de se ver. Ela simplesmente não consegue focar em nada e fica pulando de atividade em atividade, como cursos de taquigrafia ou sua leitura de James Joyce (acima), autor sobre o qual escreverá o trabalho de finalização de curso da faculdade.

Ao que parece, ela está sofrendo uma crise de ansiedade, a ponto de não conseguir dormir. Então, acabam indicando a ela uma visita ao psiquiatra.

Veja a Parte I e II desse Diário

Anúncios

2 pensamentos sobre “[MÊS DAS MULHERES] A Redoma de Vidro #3

  1. Pingback: [MÊS DAS MULHERES] A Redoma de Vidro #4 | Leituras de Taróloga

  2. Pingback: [MÊS DAS MULHERES] A Redoma de Vidro #5 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s