[DIÁRIO DE LEITURA] A Vida de C. S. Lewis #2


Pode-se encontrar Nárnia em vários aspectos da vida de Lewis. Por exemplo, quando ele descreve paisagens, ele está na verdade nos falando sobre a Irlanda. Quando narra a situação de doença da mãe do personagem Digory (abaixo), no primeiro volume do Crônicas de Nárnia, está nos informando sobre a morte de sua progenitora que, no caso, não teve a mesma sorte de encontrar uma maçã mágica e curadora.

Digoryapple

A casa do professor (Digory crescido), onde os quatro irmãos, no segundo volume, passam a morar e que acabam descobrindo o guarda-roupa pois lá fora não para de chover, é um indicativo de onde Lewis morou na infância.

JIM BROADBENT

Seguindo a história de sua juventude, descobrirmos que, no começo, Lewis não gostava da Inglaterra, principalmente por causa das escolas que frequentou. Ele as via como campos de concentração, evocando uma imagem que depois o Pink Floyd desenvolveu (abaixo).

maxresdefault12

Isso até encontrar um mestre ao estilo socrático e aprender várias línguas antigas, o que me evocou o capítulo atual do Mundo de Sofia. Foi por influência dele que se tornou ateu.

Na época que estava para entrar em Oxford, aconteceu a Primeira Guerra Mundial. O irmão do criador do Nárnia foi convocado, levando-o a ficar indeciso se deveria se alistar ou não. No fim, não houve como escapar e ele foi para as trincheiras, já que, para ser patentes superiores, precisava ser bom em matemática (coitada de mim!, também iria para a infantaria).

Lewis na sua obra literária não trabalhou os horrores da guerra, nem sua experiência pessoal. Provavelmente ficou tão mal que não quis mais reviver o assunto.

Veja a Parte I desse Diário

Anúncios

Um pensamento sobre “[DIÁRIO DE LEITURA] A Vida de C. S. Lewis #2

  1. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] A Vida de C. S. Lewis #3 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s