[TÉCNICO] Não Sou Uma Dessas


Neste mês de mulheres, resolvi ler este que estava bem cotado nas redes sociais. Admito que tinha ouvido falar sobre a autora “muito por cima”, assim como a respeito de sua série na HBO. Portanto, minha leitura foi totalmente isenta de expectativas ou preconceitos. Logo, posso dizer que assimilei toda a experiência de maneira quase pura.

O quarteto de “Girls” da HBO: Allison Williams (Marnie), Jemima Kirke (Jessa), Lena Dunham (Hannah) e Zosia Mamet (Shoshanna)

Elenco principal de “Girls”: Allison Williams (Marnie), Jemima Kirke (Jessa), Lena Dunham (Hannah) e Zosia Mamet (Shoshanna)

Então, o que posso dizer sobre o livro?

Bem, ele é leve, engraçadinho, muito direto, de modo até um pouco constrangedor – você se pergunta “por que a autora achou que eu ia querer saber este detalhe? – e com ilustrações bonitinhas.

A questão é que a vida dela teve coisas muito ruins como abusos e problemas mentais, mas, como ela os expõe com um tom satírico, você fica num estado no qual reconhece que leu algo negativo, mas fica incerto sobre como reagir.

Além disso, por ela se mostrar sem filtros, justamente com o intuito de não ser mais apreciada ou admirada pelos leitores ao se maquiar de alguém mais especial, penso que seja natural que você se pegue não gostando dela ou não concordando com seu modo de vida. Mas, taí o exercício da empatia que todas nós mulheres precisamos ter por outras mulheres, se realmente quisermos nos chamar de feministas.

Por fim, não diria que é um livro ruim ou mediano, apenas que não me apaixonei por ele, nem pela autora, apesar de ela ter vários méritos como artista. Por isso, penso que seja mais uma questão de conexão pessoal do que de falta de qualidade.

Ou seja, terão pessoas que se identificarão demais com ela e, por isso, amarão o livro. Outras que nada tem a ver, como eu, ficarão apenas indiferentes. Agora, quem for muito preconceituoso e crítico tenderá a odiar.

Lena-Dunham_article_story_large (1)

Lena Dunham é criadora, produtora e estrela da série Girls (2012).

Dados da Edição Lida:

NAO_SOU_UMA_DESSAS__VOLUME_1_1412177757Bnaipes-025

Lena Dunham
Ano: 2014 / Páginas: 304
Editora: Intrínseca

Link no Skoob

Anúncios

Um pensamento sobre “[TÉCNICO] Não Sou Uma Dessas

  1. Pingback: [RESUMO] Leituras para o Mês da Mulher | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s