[DIÁRIO DE LEITURA] O Psicopata Americano #4


As coisas que acontecem no livro são muito ambíguas, a ponto de você nunca saber se elas estão acontecendo ou não. Pelo que entendi, este era o desejo do autor, de mostrar como a futilidade das pessoas as levam a não escutar o outro ou perceber coisas fundamentais. No filme, porém, isso é gráfico (não haveria outro modo), o que faz termos a tendência a acreditar que tudo aquilo que se mostra é factual e não um delírio.

american-psycho-081

Agora cheguei nas partes sexuais da narrativa e me sinto assistindo um filme pornô, de tão detalhadas que são, embora nem tenha chegado na cena das prostitutas…

americanpsychosex-1200x675

O engraçado é ver a fragilidade de Bateman, como ele pode ser quebrado a qualquer instante por um comentário ou a prova de superioridade de outra pessoa. Ele é o representativo de uma criança mimada que, quando não tem o que quer, explode em pirraça.

Toda esta obsessão pela aparência, marcas de roupa, lugares badalados, conhecimentos fúteis, apenas mascaram a falta de essência, personalidade. O livro é um desfile de manequins sem alma, todos dopados, falando “lugares-comuns”, derramando preconceitos, vivendo na superfície das coisas. Não existe nada genuíno, nenhuma emoção ou pensamento. Fora que todo mundo sempre muda de opinião se alguma revista disser que oposto é melhor.

Para mim, isso é uma espécie de inferno.

Tem uma cena que ilustra isso bem, quando o personagem central diz “me sinto horrível, mas pareço ótimo”. Nada menos diferente de nossa geração Instagram/Facebook, não é mesmo? Além disso, o fato de ele sempre usar walkman cria um distanciamento também semelhante ao nosso uso intenso do celular.

Por fim, outro fato que nos faz ter medo de Bateman: ele é fã de Trump. Hoje estaria muito feliz ao vê-lo concorrendo para a presidência.

Veja as partes III e III desse Diário.

Anúncios

Um pensamento sobre “[DIÁRIO DE LEITURA] O Psicopata Americano #4

  1. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] O Psicopata Americano #5 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s