[DIÁRIO DE LEITURA] Brumas de Avalon #9


Morgana teve outra visão, incitando-a a fazer um feitiço para casar Lancelote com Elaine. Assim, afasta o campeão de sua Rainha, que, pelo jeito, é aceita com normalidade por Arthur, mesmo depois de tudo o que aconteceu…

1f538448e37cf661f5d6697d260370df

Sinceramente, para mim este Arthur simplesmente não existe. Não vejo personalidade nenhuma nele, o que é meio bizarro, considerando que ele é um ponto chave da história. Entendo que o ponto de vista é feminino, porém, seria interessante ver um desenvolvimento pleno de todos os personagens, sejam homens ou mulheres.

Ironia seja dita, é assim que as mulheres no geral se sentem quando leem livros escritos por homens e veem suas personagens como simples pingentes na história.

Em Brumas de Avalon, como já disse num dos diários anteriores, os homens são mulherzinhas, no sentido estereotipado da expressão, enquanto as mulheres são aquelas que ditam (ou influenciam) todos os acontecimentos. Isso seria girl power de verdade se os homens fossem representados tal como são. Afinal, é muito fácil ter força pessoal, quando as pessoas ao seu redor são fracas. Queria ver um emponderamento feminino num meio realista, onde as pessoas tem personalidade difíceis de lidar e propõem desafios coerentes.

Acho que prefiro este Arthur

Acho que prefiro este Arthur

No caso de Arthur, ele pode até aceitar o que aconteceu a Guinevere, mas era para ter, no mínimo, ficado frustrado por ela ter ido, sozinha, encontrar um vilão. Isso seria o que esperaríamos ver, por exemplo, de uma mãe que, após ter o filho em segurança, ralha com ele pelo susto que lhe deu. Arthur simplesmente retorna à Avalon, ouve as notícias e diz suavemente: “bem, ok, vamos entrar e conversar”. Nada de tensão, nervosismo, medo, revolta…pode-se dizer que ele age assim porque não ama de verdade sua mulher, mas, naquela época, os homens tinham um senso de orgulho e honra muito fortes. Cadê isso em Arthur? Como um homem delicado desses pode ser rei no começo da Idade Média quando só existiam brutos?

Já passei da metade do livro e o filho de Morgana não apareceu mais….e eu pensando que se trataria dele este volume.

Elaine e Lancelote

Elaine e Lancelote

E, falando nele, após o feitiço ter funcionado e Lancelote se casado com Elaine, tendo filhos com ela, Gwen dá um piti monumental e trai o segredo de Morgana – de que Arthur não era estéril e tinha um filho sendo criado na corte de Lot. A ficha do rei cai na hora e ele entende que a festa de Beltane deu frutos incestuosos e manda chamar a meia-irmã.

Apesar do embaraço, os dois ficam bem, mas a Rainha continua estrebuchando de ciumes e inveja, obrigando Arthur a confessar seus pecados e prestar uma humilhante penitência. Ela chegou, inclusive, a acusá-lo de homossexualidade, dizendo que ele curtiu mais as carícias com Lancelote do que com ela. Bizarro.

moa40_802

No fim, Gwen arrumou um jeito de se vingar, influenciando Arthur a dar Morgana em casamento ao Rei Uriens (muito mais velho), sendo que ela estava interessada no filho dele, Acolon. Agora, mulher casada, está na situação constrangedora de desejar o afilhado. Será que eles virarão amantes? Ou ela ficará viúva?

Veja as Partes desse Diário:

Volume I – A Senhora da Magia: Partes I II

Volume II – A Grande Rainha: Partes III, IV e V

Volume III – O Gamo-Rei: Partes VI, VII VIII

Anúncios

8 pensamentos sobre “[DIÁRIO DE LEITURA] Brumas de Avalon #9

  1. Adoro muito a forma como a história do arthur é contada em Brumas de Avalon, através dos olhos da smulheres influentes em sua vida. Isso retrata bem a diferença das religiões pagãs e do cristianismo. ❤

    Beijos.
    Vidaemserie.com

    Curtir

  2. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Brumas de Avalon #10 | Leituras de Taróloga

  3. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Brumas de Avalon #11 | Leituras de Taróloga

  4. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Brumas de Avalon #12 | Leituras de Taróloga

  5. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Brumas de Avalon #13 | Leituras de Taróloga

  6. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Brumas de Avalon #14 | Leituras de Taróloga

  7. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Brumas de Avalon #15 | Leituras de Taróloga

  8. Pingback: [LITERATURA] As Brumas de Avalon | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s