[MÊS DA BIOGRAFIA] Clarice #2


Seguindo a linha da origem e estrangeirice de Clarice, o autor nos leva a Tchechelnik, na Ucrânia, onde ela nasceu em 1920, na fronteira entre o que eram os impérios turco e polonês.

78593667

Terra de judeus muito pobres, uma associação que normalmente não se faz quando se pensa neles (olha o estereótipo atuando), esta cidade é pequena e perdida no mundo até hoje. Porém, foi em sua região que muitos dos místicos judeus foram produzidos e também onde efervescia manifestações de várias outras religiões. Seria esta a influência na pessoa de Clarice, já que também a viam como mística?

O fato é que, por causa das guerras e perseguições, sua família emigrou, como tantos outros fizeram antes dela. Não antes de sofrer muito…

A mãe de Clarice, Mania, foi estuprada pelos invasores e pegou sífilis. Naquela época, havia a crendice de que uma mulher doente poderia ser curada pelo nascimento de um filho. Assim, a escritora foi concebida na pior das situações e, contrariando todas as estatísticas, nasceu saudável, embora não tenha curado sua mãe.

clarice-crianca

A pequena Chaya

O interessante é pensar que uma autora – que se tornou importante por sua arte – tenha sentido culpa a vida inteira por não ter salvo a própria mãe. É como se, na mente dela, a razão de sua existência fosse apenas esta e não nos brindar com boa literatura.

O pai de Clarice (cujo nome verdadeiro é Chaya “vida” em hebraico) também ficou doente: tifo, sendo salvo pela persistência e jóias de família de Mania.

Veja a Parte I desse Diário

Anúncios

Um pensamento sobre “[MÊS DA BIOGRAFIA] Clarice #2

  1. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Clarice #3 | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s