[NATAL] A Princesinha #3


Querendo agradar a menina, mesmo sem saber que ela é filha de seu melhor amigo, o vizinho da escola pede ao empregado indiano (que a vigia diariamente pelo telhado) para transformar o quarto de Sara num local confortável, digno de uma criança. Porém, para alimentar sua imaginação infantil, planeja fazê-lo de modo que ela não saiba o que aconteceu, parecendo que a transformação se deu por magia, durante seu sono.

3472680_779

A história tem como moral de fundo que, se somos verdadeiramente bons, seremos recompensados, não importa os sofrimentos a que possamos passar. É claro que isso não significa que devamos nos rebaixar ou ficar passivos ao que é injusto, porém, existem situações em que de fato não há muito o que fazer.

No caso de Sara, por exemplo, sem família, sem herança…mesmo sendo tratada com ignomínia, ela tem um teto, uma ocupação, alguma comida e uma perspectiva de futuro: tornar-se professora da escola. Sendo criança, não há muito o que possa fazer, mas, adulta poderá escolher seu destino. A questão é que, se escolhesse endurecer seu coração, cresceria para se tornar igual a seus algozes. Ao contrário disso, ela escolheu ter a consciência livre e manter o coração aquecido com a caridade.

CHAPTER15FinalWS

A gordinha Ermengarde leva seu excedente para o sotão

Interessante é notar a apatia e inconsciência das pessoas que estão confortáveis em suas situações. A amiga de Sara, Ermengarde, mesmo gostando muito dela, demorou vários capítulos para perceber que a amiga estava magra de fome e que ela sempre tinha cestas de iguarias gostosas em seu quarto que poderia estar dividindo há meses.

As últimas lições:

Como manter a serenidade espiritual e a bondade nos atos, mesmo vendo tanta coisa errada ao nosso redor? E, como ficar alerta de modo a não deixar aqueles que amamos sofrerem calados?

Veja as Partes I e II desse Diário

Anúncios

Um pensamento sobre “[NATAL] A Princesinha #3

  1. Pingback: [LITERATURA] A Princesinha | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s