[TÉCNICO] Sobre a Escrita


Este livro está dividido em 2 partes: biografia do autor (como ele se tornou um escritor) e dicas de como escrever melhor. No final, temos um relato sobre seu acidente quase fatal (muito triste) e uma lista enorme de livros que ele leu nos últimos anos e que recomenda.

Basicamente, dá para perceber que nada veio fácil na vida de King, mas, mesmo assim, ele não deixou de escrever. Muitas vezes ficamos nos dando desculpas do tipo: não tenho as ferramentas certas, não tenho tempo, as pessoas da minha casa me atrapalham, não tenho dinheiro, etc. Porém, o que estas afirmações mascaram é nosso medo de enfrentarmos o novo/fracasso e também de sermos bem-sucedidos. Um livro que já postei no blog que fala sobre isso é o The War Of Art.

Em relação às dicas, separei as que mais me marcaram:

No quesito linguagem

  • Leia muito;
  • Evite advérbios desnecessários – “Ela falou graciosamente”/ “Ele gritou impetuosamente”;
  • Escreva sobre o que você conhece;

Em relação à rotina

  • Evite ir comentando o que está escrevendo. Deixe isso para depois que o primeiro tratamento estiver pronto;
  • Escreva todos os dias um número X de palavras;
  • Escreva a portas fechadas para mostrar que você leva isso à sério;

Sobre a estrutura

  • Quando fizer o segundo tratamento, elimine 10% do texto para ele ganhar agilidade;
  • Não pense em tema, simbolismos e enredo quando estiver escrevendo;
  • Não se preocupe com pesquisa, pois ela é apenas para o pano de fundo, o que importa mesmo é a história que você escreve;
  • Tenha pessoas que você confia para lerem seu livro pronto, de modo que você saiba se o que era para ser engraçado ou emocionante, de fato o foi.

Recomendo a leitura. O livro é rápido de ler, tem linguagem leve, divertida, mesmo nas partes mais assustadoras e traz muitas curiosidades sobre seus best sellers. Para quem escreve, como eu, é sempre inspirador ver os relatos de outros profissionais. Definitivamente fiquei mais empolgada a escrever meus próprios livros.

Veja as Partes I e II do Diário de Leitura

Dados da Edição Lida:

SOBRE_A_ESCRITA_1425925206439740SK1425925206Bnaipes-023

A Arte em Memórias
Stephen King
Ano: 2015 / Páginas: 256
Editora: Suma de Letras

Link no Skoob

2 pensamentos sobre “[TÉCNICO] Sobre a Escrita

  1. Pingback: [MÊS DO PROUST] Como Proust pode mudar Sua Vida #2 | Leituras de Taróloga

  2. Pingback: [TÉCNICO] Pós-Escrito a O Nome da Rosa | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

