[MÊS DA FANTASIA] Festim dos Corvos e Dança dos Dragões


Conforme este post, estou lendo os volume IV e V simultaneamente, para que fiquem dentro da mesma linha temporal. No momento, estou a 50% do Festim e 31% do Dança dos Dragões. Por causa da série de TV, a narrativa dramatúrgica e a literária se fundiram na minha cabeça a ponto de às vezes não saber onde começa uma e termina a outra.

Até porque, mesmo que o volume I e a primeira temporada tenham sido idênticos, a partir do segundo as coisas começaram a se modificar e hoje a série é uma mistura de livros, pois coisas que vimos na segunda temporada, por exemplo, só serão mostradas no quarto livro e vice-versa.

Quanto a estes livros em questão, apesar das pessoas os acharem menos empolgantes, eu não me importo. A experiência que tenho é um pouco como reler a trilogia do Senhor dos Anéis, pois, o que você vivencia é maior do que a experiência de um ou outro personagem. O que você sente são dilemas de toda uma nação (universo) pronta a sucumbir frente a um inimigo único que, por muito tempo, não é evidente.

Se nos livros de Tolkien, este mal que se avoluma é Sauron, para Martin são Os Outros/Caminhantes Brancos, trazidos pelo Inverno. Isso funciona muito para mim como uma metáfora para nossos tempos. Sempre há no inconsciente coletivo uma sensação de ameaça que paira no ar. A cada época seu rosto muda: diabo, reforma religiosa, bomba atômica, guerra mundial, terroristas, ataque alienígena, apocalipse, cataclismos naturais, etc.

De todo modo, tenho gostado dos livros por apreciar a sutileza do autor em deixar a gente matutando sobre as pistas que ele vai deixando no caminho. Por fim, sobre a questão feminina, que o povo discute muito, não considero o autor machista, mas é evidente que o mundo onde a história acontece o é e não há como fazer os personagens dizerem coisas mais bonitas só porque assim queremos. Se formos reparar bem, no entanto, existem tanto mulheres fortes e fracas neste universo, como homens inteligentes e estúpidos.

Asha

Asha Greyjoy

Stannis, por exemplo, é dominado por Melisandre. Cersei não é muito inteligente, mas a vemos sempre discutindo política, mais do que relacionamentos amorosos. Catelyn era mais do que uma mãe e esposa. Ela tinha noção de diplomacia. Arya é uma guerreira, mesmo criança. Brienne escolheu ser um cavaleiro, mesmo que seu destino mais certo fosse ser a mulher de alguém. Sansa, apesar de bobinha, tem senso de perseverança e adaptabilidade.

Arya Stark

Arya Stark

A Senhora dos Espinhos é astuta e domina seu reino, mesmo que no papel o chefe seja um homem. Daenerys é uma adolescente que leva adiante um exército conquistador. Margaery é ambiciosa e Ygritte é como um soldado respeitado que tem vida amorosa livre. Asha é capitã de uma frota, entre outras. Outro ponto positivo é que temos muitas mulheres ajudando mulheres em vários núcleos.

Daenerys Targaryen

Daenerys Targaryen

Temos estupros e todo tipo de violência contra a mulher? Temos, mas também os homens sofrem seus próprios abusos. Fora que o autor também dá espaço para personagens masculinos geralmente deixados de lado, como o cego, o gordo, o castrado, o gay, o anão, o mutilado…então, o que vejo nos livros é um retrato da realidade que é, as pessoas queiram ver isso ou não, uma massa de diversidade.

Tyrion Lannister

Tyrion Lannister

Spoilers abaixo

No momento, parei no trecho em que Tyrion foi raptado por Jorah, após ter navegado com um provável Targaryen. Sam e sua namorada foram para a Citadela, enquanto que Aemon morreu na viagem. No norte, Stannis salvou a muralha e os homens de ferro estão escolhendo seu próximo líder.

Anúncios

3 pensamentos sobre “[MÊS DA FANTASIA] Festim dos Corvos e Dança dos Dragões

  1. Eu, infelizmente, assisti a série primeiro. Gostaria de ter lido primeiro os livros. Mesmo assim tenho todos. E vou ver se consigo terminá-los até o início da sexta. Atualmente só li os dois primeiros. Não vi quase nada de diferença para a série. Ótimo mês da fantasia pra você.

    Curtir

  2. Pingback: [MÊS DA FANTASIA] Dança dos Dragões | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s