[MÊS DA FANTASIA] Trilogia Merlin


Esta trilogia foi o que me fez pegar verdadeiro gosto pela leitura. Ela conta sobre a vida do Mago Merlin de um modo mais realista (mesmo que a autora tenha usado uma série de lendas como base) e com protagonismo, coisa que não acontece nas Crônicas de Artur, de Bernard Cornwell, nem nas Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley, onde aparece apenas como personagem de apoio.

110140258_1GGAS_BRUMAS_DE_AVALON_1316700947B

Por isso, estou lendo estas outras coleções no momento para traçar alguns paralelos.

merlim2

Por exemplo, conhecemos Merlin como velho, tanto no desenho da Disney, quanto nos romances de Bradley e Cornwell. Mary Stewart, por outro lado, nos mostra o mago desde a infância, o que torna sua vida mais interessante.

Carmarthen-Kidwelly-001

Nesta versão, ele nasceu em Maridunum (atual Carmarthen no País de Gales), filho de Niniane, uma princesa local. Já seu pai é um príncipe de uma terra inimiga que a mãe de Merlin, por amor, mantém a identidade em segredo quando aparece grávida no castelo.

Aproveitando-se então da incredulidade da época, conta que foi estuprada por um íncubo (imagem abaixo), uma manifestação do demônio, gerando então a lenda que hoje conhecemos de que Merlin seria O Príncipe das Trevas. O fato de ele ainda ter se tornado um menino quieto, que vivia profetizando coisas sem querer (ouvia vozes), só reforçava a ideia de sua concepção maligna.

Incubus

Apenas seu tio Camlach, irmão de Niniane, não botava muita fé e sacava que o pai de Merlin um dia poderia retornar com um exército e ele então não poderia mais se tornar Rei de Gales do Sul.

Como estou relendo esta coleção, farei um Diário de Leitura. No momento, Camlach, retornou da guerra e quer assegurar seu lugar como herdeiro, chegando ao ponto de cogitar eliminar o sobrinho da parada e mandar a irmã para um convento, pois ela não tem interesse em tomar ninguém por esposo.

COMPARAÇÕES

Em comparação com o Brumas de Avalon, Merlin não tem parentesco com Igraine e sim com Uther (é seu sobrinho). Nimue, a Dama do Lago, é sua amante (não filha de Lancelote), Niniane é mãe de Merlin, não sua filha, Mordred é filho de Morgause e não de Morgana (que é filha de Uther e Igraine) e, por fim, quem cuida de Arthur desde pequeno é Merlin, tal como no desenho da Disney.

Clique aqui para ver o que publiquei do Brumas

Anúncios

Um pensamento sobre “[MÊS DA FANTASIA] Trilogia Merlin

  1. Pingback: [DIÁRIO DE LEITURA] Trilogia Merlin: A Caverna de Cristal | Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s