[DIÁRIO DE LEITURA] Prelúdio de Sangue


Quem disse que a única dinastia famosa da Inglaterra era a dos Tudors? Antes dela tivemos a dos Platagenetas!

Escrito por Jean Plaidy, o começo deste primeiro volume se concentra no casamento do rei da França, Luis VII, com Eleonore de Aquitânia (imagem abaixo), uma das mais poderosas e ricas mulheres da Europa.

EleonoraAkv

Naquela época, século XII, esta região não pertencia propriamente à França, portanto, a união entre o reino francês e a Aquitânia era vantajosa.

Aquitaine_map

O interessante é que esta história acontece simultaneamente aos eventos descritos em Pilares da Terra.

Henrique II, o primeiro da dinastia Platageneta
Henrique II, o primeiro da dinastia Platageneta

Ou seja, enquanto o prior está buscando a construção de sua catedral com o rei Estevão, Matilde, a outra possível herdeira do trono da Inglaterra (que perdeu seu posto por maquinações políticas), consegue, posteriormente, casar seu filho, Henrique Platageneta (descendente de Guilherme, o Conquistador) com Eleonore, após o anulamento de seu casamento com Luis VII.

O rei francês rejeitado e trocado pelo rei inglês
O rei francês rejeitado e trocado pelo rei inglês

Funda-se, assim a dinastia da qual a série concebida por Plaidy falará. Um personagem famoso dessa família é Ricardo Coração de Leão, aquele que, por estar nas Cruzadas, deixa seu irmão, João Sem Terra, dominar o reino, permitindo a ação do lendário Robin Hood.

Quanto ao texto do livro, bem, até o momento tenho achado a caracterização de Eleonore muito rasa. É claro que ela é bonita, sensual, inteligente e ambiciosa, mas a autora podia ter sido mais sutil em estabelecer esta situação, sem ser tão repetitiva nas descrições e adjetivos. Afinal, essa mulher foi rainha duas vezes e merece ser melhor explorada.

5 comentários sobre “[DIÁRIO DE LEITURA] Prelúdio de Sangue

O que achou dessa leitura?