[TÉCNICO] Regras da Comida


Este não é um livro definitivo, apenas um material de suporte para fixar algumas ideias sobre alimentação, partindo do seguinte lema: Coma comida, de preferência vegetais e com moderação.

Frutas, legumes, hortaliças, verduras, sementes e castanhas

Frutas, legumes, hortaliças, verduras, sementes e castanhas. Pode-se também pensar nas oleaginosas, leguminosas, laticínios e ovos de boa procedência

Como estamos meio confusos sobre o que é comida e o que significa na prática ser moderado, o autor trouxe algumas regras, algumas redundantes, outras complementares, sobre como comer adequadamente, deixando de lado a parte nutricional (de onde vem a confusão) e valorizando mais a tradição. Afinal, se a cultura estivesse errada, não teríamos sobrevivido como espécie nestes milhares de anos.

Além disso, é ponto passivo que a maioria das doenças atuais decorrem da dieta ocidental, logo, sair dela é uma forma de obter mais saúde.

Pão com farinha refinada, harmburguer vindo de vacas alimentadas por grãos, queijo processado, batata frita em gordura hidrogenada, refrigerante cheio de açúcar

Pão com farinha refinada, hamburguer vindo de vacas alimentadas por grãos, queijo processado, batata frita em gordura hidrogenada, refrigerante cheio de açúcar

Veja algumas das regras:

1 – Comer comida e não o que se disfarça de comida. Por exemplo, uma proteína texturizada de soja simula ser carne, um óleo de milho simula ser óleo, uma margarina simula ser manteiga, um suco de caixinha simula ser de fruta, etc.

2 – Para ter certeza disso, basta ver se os ingredientes em maior quantidade são açúcar, sal e gordura hidrogenada ou se são feitos a base de milho, soja ou trigo;

3 – Outra dica é fugir de alimentos com muitos ingredientes, sendo a maioria compostos químicos;

4 – Se for para fazer gordice, que seja em casa e você cozinhando, assim, você come menos e ainda evita o pior, pois é melhor uma batata frita em casa que uma do fastfood;

5 – Prefira comida local, pois a chance de ser mais nutritiva é maior;

5 – Coma em pratos pequenos e faça refeições ao invés de lanches.

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Dados da Edição Lida:

Michael Pollan

Ano: 2010 / Páginas: 160

Editora: Intrínseca

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