[TÉCNICO] Alfred Hitchcock e os bastidores de Psicose


Em 2012 foi lançado, apenas com o título de Hitchcock, a versão cinematográfica de um livro (antigo) de bastidores escrito por Stephen Rebello, que conta o antes, durante e depois de Psicose, o filme ao mesmo tempo mais despretensioso e complicado do diretor, além de ter sido um divisor de águas em sua carreira.

MV5BODAwNDI5NjIwN15BMl5BanBnXkFtZTcwNjc4ODc2OA@@._V1_SX214_AL_

Digo isso porque, pelo que o autor nos conta, Hitch queria fazer um filme simples, com humor negro, barato, usando sua equipe de TV e filmando tudo em apenas 30 dias. Como ninguém quis bancar o projeto por acharem de mau-gosto (banheiro, privada, travestismo, incesto), ele mesmo deu conta.

No fim, com menos de 900 mil dólares, o longa ficou pronto. E, ao invés de ser um filme menor, se tornou um ícone ao ponto de deixar o diretor confuso em relação aos seu próximos projetos.

c057932738378db97654d51b3da8027e458d5364

Após 1960, penso que Os Pássaros (1963) tenha sido o mais conhecido (ou bem-sucedido). Muito diferente dos super famosos Vertigo (1958), Janela Indiscreta (1954), Festim Diabólico (1948), Pacto Sinistro (1951) e Intriga Internacional (1959), todos pré-Psicose.

hitchcockhopkins.jpg

O filme, com Anthony Hopkins no papel título, dramatiza algumas situações narradas no livro, mas, quem for lê-lo terá mais detalhes técnicos sobre montagem, edição, roteiro, cortes, planos de câmera, storyboards, figurino, maquiagem, elenco, trilha sonora, burocracias de estúdio, nomes de funcionários do que curiosidades sobre a vida privada do diretor.

Serve, portanto, mais a amantes do cinema (por causa da mudança na indústria), do filme em questão (entender o contexto da época, de onde veio a história, como as cenas foram feitas) e do diretor (suas decisões criativas, como trabalhava no set e motivações por trás do projeto).

ALFRED_HITCHCOCK_E_OS_BASTIDORES_DE_PSIC_1384561627Bnaipes-023

Dados da Edição Lida:

Stephen Rebello

Ano: 2013 / Páginas: 256
Editora: Intrínseca

Link no Skoob

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s