[SÉRIE] Livros x Filmes


Livros que li recentemente, cujos filmes tinha visto antes:

(os links para os livros estão nos títulos e para os longas estão nas palavras “filme”)

O Iluminado

O_ILUMINADO_1407951464B

Ambas experiências foram aterrorizantes, mesmo que tenham tido detalhes diferentes. Além disso, o livro me prendeu, independentemente de eu saber a história e o desfecho pelo filme.

O Corcunda de Notre-Dame

O_CORCUNDA_DE_NOTRE_DAME_1376882884B

Tudo bem que vi o desenho da Disney, que tirou o lado mais sombrio da história. Mesmo assim, o desenho pode ainda ser considerado um dos mais pesados em temática do estúdio. Seja como for, foi interessante ver os dois lados, já que o livro pega mais a visão dos outros personagens e a Disney explora mais a vida interior de Quasímodo.

A Bússola da Ouro

bussola

O filme foi um fracasso e de fato não conseguiu expressar a dimensão do universo criado por Philip Pullman. Neste sentido, muitos que assistiram o longa podem não ter sentido motivação para ler a obra. Felizmente, eu não fui uma dessas pessoas.

E O Vento Levou…

E_O_VENTO_LEVOU_1249235745B

Como resumir quase mil páginas num filme de 3 horas? Muita coisa fica de fora, com certeza. Eu gostei bastante do filme, mas a leitura trouxe mais contexto, nos fazendo perceber que o lance da autora não era tanto contar uma história de amor e sim fazer um relato da guerra e da mudança que tal provocou na sociedade.

O Silêncio dos Inocentes

O_SILENCIO_DOS_INOCENTES_1245159538B

Neste caso, o filme é melhor que o livro, pois, ainda que a história em si seja muito interessante e “renda pano para manga”, não considerei a escrita de Thomas Harris boa, a não ser, é claro, que tenha pegado uma tradução ruim. Quando ler O Dragão Vermelho, terei mais noção.

O Conde de Monte Cristo

O_CONDE_DE_MONTE_CRISTO_1339548255B

Este foi um filme bom, que me fez ter interesse em ler o livro. Porém, após ver a complexidade dele e suas mais de 1600 páginas mudei de opinião sobre o longa que mudou pontos muito importantes da história. Portanto, eu recomendo primeiro a leitura e depois o filme.

1984

1984_1344491754B

Este filme ficou mais claro depois que li o livro, pois de primeira algumas coisas ficaram obscuras. De todo modo, ambos tem uma força parecida e funcionaram como complementos.

Emma

EMMA_1333743253B

O filme chega a ser um resumo bem equilibrado do livro, trazendo à tona o essencial, tornando tudo mais leve e palatável, para quem não está acostumado ao estilo de Jane Austen. Para ser sincera, creio que me diverti mais com o longa que com o livro.

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s