[LITERATURA] O Cão dos Baskerville


Este é um dos romances de Arthur Conan Doyle sobre Sherlock Holmes, já que a maioria das histórias que escreveu sobre os casos do detetive vieram na forma de contos. Mesmo assim, se trata de um livro curto: menos de 200 páginas.

Local da trama - Dartmoor

Local da trama – Dartmoor

O caso se refere à morte misteriosa de um dos últimos herdeiros da Mansão Baskerville, Sir Charles. Tudo indica que ele foi perseguido pelo Cão Demoníaco – da maldição que assombra a família por gerações – e simplesmente morreu de medo (um infarto, suponho).

the-20hound-20of-20the-20baskervilles

O novo herdeiro, Sir Henry, vindo do Canadá, assume as terras e já começa a receber cartas enigmáticas pedindo que se afaste se não quiser ser morto também. Ele e seu amigo, Dr. Mortimer, buscam a ajuda de Holmes para verificar se de fato são poderes terrestres ou sobrenaturais que estão causando toda esta comoção.

A Casa da família Baskerville http://bakerstreet.wikia.com/

A Casa da família Baskerville
http://bakerstreet.wikia.com/

Eu considerei o livro leve, divertido, com boas doses de suspense e, se não conhecesse a história antes, teria tido algumas surpresas a respeito de: quem era o homem suspeito vivendo no pântano? quem era o/a autor/a do crime? qual era a natureza do cão?

A narrativa, como sempre, é contada pelo Dr. Watson que, neste livro, se desenvolveu mais por meio de cartas e trechos de diários. É curioso acompanhar os tipos de pessoa que viviam naquela época e quais suas preocupações diárias. Para fazer sentido no nosso tempo, esta história foi bastante adaptada na série britânica Sherlock (vejam na Netflix) e, apesar de essencialmente se manter a mesma, praticamente tudo foi modificado, de sexo dos personagens a profissões.

Cena do episódio em questão.

Cena do episódio em questão.

A única coisa que tenho a reclamar é o desfecho. Depois de tanto mistério e medo passado entre a neblina e os pântanos, o final foi super rápido e impessoal. Penso que poderia ter demorado mais no pós resolução do caso.

Dados da edição lida:

Arthur Conan Doyle

Ano: 2001

Páginas: 164

Editora: Martin Claret

O_CAO_DOS_BASKERVILLES_1246229859Bnaipes-023

Anúncios

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s