[LITERATURA] 1984


Sinopse

Escrito no final da década de 1940, no pós 2º Guerra Mundial, o autor quis criar um futuro no qual os regimes totalitários tivessem saído vitoriosos, ambientando sua história numa Londres de 1984, na qual não existe mais prazer, privacidade, família, liberdade e até mesmo consciência ou oposição. A narrativa acompanha os pensamentos de Winston, que não aceita esta realidade terrível e tenta a ela se rebelar, começando a escrever um diário e a questionar o passado.

Meu comentário

1984

O livro é bastante interessante, porém seco, não dando muita margem à esperança. Todo o Universo é pintado com cores bastante sombrias ao ponto do exagero. Temos até mesmo um manifesto no meio do livro para explicar melhor como funciona esta sociedade na qual cada cidadão é obrigado a ter uma televisão (teletela no livro) ligada 24 horas por dia, transmitindo propaganda política e ao mesmo tempo vigiando seus cidadãos, tal como no programa da TV Globo, Big Brother, inspirado diretamente neste livro.

O Big Brother, aliás, é muito mais do que um homem, como foi Hitler ou Mussolini. Era um mito, um deus, um símbolo, no qual toda fé deveria recair, assim como a adoração de seu povo.

1984-1984-06-g

Winston no filme

Apesar de ser um futuro possível, o considerei muito improvável por causa de algumas coisas, entre elas a pobreza e precariedade na qual todos viviam. Não consigo imaginar um povo ordeiro vivendo sem nenhum tipo de prazer.

Por exemplo, nossa sociedade atualmente pode até sofrer das mesmas coisas: falta de liberdade e de privacidade, sendo constantemente manipulada, mas se ilude com mais facilidade, justamente por seu caráter hedonista. Enquanto todo mundo se diverte (futebol, bebida, drogas, entretenimento, etc), os homens no Poder fazem o que querem.

Já o mundo construído por Orwell não tem alegria, nem amor, mesmo para aqueles que estão no topo, que apenas se embriagam de poder. Por isso, todo o conceito me lembrou muito a raça borg do seriada Star Trek, na qual todos os indivíduos assimilados pela galáxia viravam parte de uma coletividade, sem indivíduos.

Entendo que o autor pesou bastante a caneta, até mesmo criando uma nova língua na história para impedir que os personagens conseguissem se expressar, para nos prevenir de seguirmos cegamente estas formas de poder, porém, penso que ele não precisava se preocupar tanto. Não consigo imaginar uma sociedade global, com bilhões de pessoas aceitando viverem sós, com dor, fome, guerra, seguindo dirigentes que evidentemente os vive enganando, distorcendo o passado e mandando seus familiares, amigos e amantes para a morte e o esquecimento, como se nunca houvessem existido. Uma cidade, um país ainda vai, mas o mundo todo?

Winston e Julia, amor que não podia existir numa sociedade sem prazer

Winston e Julia, amor que não podia existir numa sociedade sem prazer

Dados da Edição Lida:

George Orwell

Editora: Companhia Editora Nacional

Ano: 2005

Link no Skoob

1984_1344491754Bnaipes-024

Anúncios

6 pensamentos sobre “[LITERATURA] 1984

  1. Um dos melhores livros, se não o melhor, sobre distopia. É um livro que faz com que mudemos totalmente a noção de sociedade e política que possuímos. Sempre que me pedem um conselho, eu sugiro este livro.

    Já que estás a falar de distopia, gostaria de deixar o meu blog, para que dê uma olhada. Em breve lançarei um livro sobre:
    https://folhanovageracao.wordpress.com

    Grande abraço!

    Curtir

  2. Pingback: [META] Ler os 100 melhores livros (Revista BULA) | leiturasdetarologa

  3. Pingback: [META] The Rory Gilmore Book Challenge | leiturasdetarologa

  4. Pingback: [MÊS DOS CONTEMPORÂNEOS] A Revolução dos Bichos #4 | Leituras de Taróloga

  5. Pingback: [RESUMO] 1001 Livros para ler antes de morrer | Leituras de Taróloga

  6. Pingback: [META] 1001 Livros para ler antes de morrer – Leituras de Taróloga

O que achou dessa leitura?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s